Softbank investe na Buser, startup de rateio de passagens de ônibus

A Buser afirma oferecer passagens de ônibus com economia de até 60%, através de fretamento coletivo por aplicativo; valor do aporte não foi informado

0
shares

O Softbank investiu em mais uma startup brasileira, a Buser. A empresa não informou o valor do aporte realizado. A rodada também conta com a participação do Grupo Globo e dos fundos Canary, Valor Capital e Monashees.

A Buser nasceu a partir da demanda de um dos fundadores. O engenheiro Marcelo Abritta ia casar e precisava levar 30 familiares de Minas Gerais até Arraial da Ajuda, na Bahia. Ao colocar os gastos na ponta do lápis, descobriu que fretar o próprio ônibus (e arcar com todos os custos) seria mais barato do que comprar uma passagem convencional na rodoviária.

Após a experiência, Abritta se juntou ao economista Marcelo Vasconcellos e, em junho de 2017, criaram a Buser. A empresa afirma disponibilizar viagens de ônibus com até 60% de economia através do fretamento coletivo. Os usuários interessados se reúnem em grupos de acordo com data e local da viagem, reservam a vaga, e o Buser faz orçamentos. A viagem é confirmada em até 48 horas antes do embarque e os passageiros recebem as informações de local, horário, nome do motorista e placa do veículo.

Com o aporte, a Buser irá investir R$ 300 milhões para expandir o negócio e realizar parcerias. A startup possui cerca de 3 mil passageiros por dia e pretende multiplicar por 10 essa quantidade, chegando a 30 mil passageiros. “Queremos alcançar 200 cidades em 20 Estados nos próximos 12 meses”, conta Abritta no anúncio. A empresa recebe uma comissão de 5% a 20% em cada viagem realizada.

Neste ano, o Softbank lançou um fundo de investimentos focado em startups da América Latina e investiu em muitas empresas brasileiras. Além da Buser, são exemplos a Loggi, Creditas, QuintoAndar, MadeiraMadeira, Volanty, entre outras.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários