Médico: Cansado de Plantão e Trabalhar Dobrado? 4 startups que você DEVE usar para ser um médico melhor (trabalhando menos)

A Jornada de Trabalho médica é a maior dentre todas as profissões. Veja como médicos podem trabalhar mais e melhor - e ainda ter mais tempo livre...

0
shares

*Este conteúdo foi feito em parceria com Felipe Lourenço - CEO e co-founder da iClinic

Você provavelmente está pensando duas coisas: ou isso é bom demais pra ser verdade, ou deve ter alguma pegadinha no final deste texto…

Mas a grande verdade é que enquanto você, profissional médico, está cansado das longas jornadas de trabalho, de usar todo seu tempo livre estudando papers e pesquisas médicas (e muitas vezes não dar conta de tanta informação) e nem ter tempo de ficar com a família ou curtir um final de semana sem se preocupar com o tanto de coisa que você deixou no trabalho…

De alguns anos para cá, cada vez mais médicos estão conseguindo trabalhar com mais eficiência, atendendo clientes com mais qualidade… sem abrir mão da qualidade de vida e tempo livre para se dedicar à família ou até mesmo para se aperfeiçoarem profissionalmente.

Estão sendo médicos melhores - trabalhando menos.

Em vez de fazer plantões intermináveis, esses novos médicos estão tendo tempo de:

  • Viajar com suas famílias com a consciência tranquila;
  • Usar o tempo livre para se aperfeiçoarem, estudando as últimas novidades em tratamentos médicos, se tornando médicos ainda melhores;
  • Atendendo mais clientes, dentro e fora do consultório, com um nível de excelência e precisão diagnóstica como nunca antes um médico foi capaz;

E tudo isso enquanto você lê este texto…

Antes, é importante que você tenha noção do porquê tudo isso está acontecendo. E para isso preciso que você lembre um pouco de como era sua vida na faculdade de medicina.

(OBS: se você ainda é estudante, isso pode ser um diferencial que nenhuma faculdade médica hoje no Brasil pode te oferecer.)

Praticamente toda universidade prepara 2 tipos de profissionais: os que vão trabalhar em grandes empresas… e os que vão criar grandes empresas.

Isso é ótimo porque estimula o empreendedorismo, ideias e soluções novas, além da criação de novas empresas que não seriam possíveis se o aluno não tivesse o conhecimento que ele adquiriu na faculdade.

A questão aqui é: para os médicos que estão entrando no mercado ou até mesmo para os mais veteranos, essa realidade parece ser algo um pouco mais difícil.

A rotina e a carga horária de um aluno de medicina…

… o aperfeiçoamento constante…

… os vários livros…

… e até a residência médica…

… tudo isso é tão exaustivo que quase não sobra tempo para ele (nem para a faculdade, muitas vezes) se aprofundar nos temas de empreendedorismo e novos modelos de negócios.

E quem perde com isso, hoje, é o médico: nunca foi tão fácil empreender quanto hoje em dia.

Temos mais tecnologia à disposição do que anos atrás: armazenamento em nuvem, big data, inteligência artificial, robótica…

Essas ferramentas, consideradas inacessíveis antes, hoje, muitas pessoas podem comprá-las ou terceirizá-las dentro do seu próprio negócio.

Enquanto tudo isso acontece fora das universidades…

Lá dentro, você deve ter passado por mais de 5 mil horas de estudo (podendo chegar até a 7455 horas) e quase 2 mil horas de estágio (podendo chegar até a 6900 horas)...

Lembra de alguma disciplina que tratasse sobre empreendedorismo ou até mesmo tecnologia avançada aplicada à rotina médica?

Acredito que não...

Praticamente nenhum minuto dentro da faculdade abordou o tema empreendedorismo médico ou novas tecnologias para melhorar o dia a dia dos médicos e hospitais.

Infelizmente, se isso não fazia falta antes… Será cada vez mais um divisor de águas para bons e eficientes médicos daqui pra frente.

Um recém-formado sai da faculdade 90% formado para cuidar de um paciente, mas praticamente incapaz de criar um negócio ou serviço capaz de fazer isso com mais eficiência (vamos chamar isso de Gestão, ok?).

As proporções são mais ou menos assim...

Entretanto, nos últimos 15 anos para cá… o número de startups que estão nascendo com foco no mercado de saúde só aumenta.

Fonte: Distrito Dataminer

E com cada uma delas está surgindo um novo tipo de profissional médico: o médico empreendedor.

Pode parecer simples ao falar, mas se hoje em dia, os médicos tradicionais saem da faculdade aprendendo o passo a passo de como ATENDER um paciente...

… os novos médicos cada vez mais deverão se tornar seus próprios EMPREENDEDORES.

Isso se quiserem participar da chamada Nova Era da Medicina para sair das rotinas de plantões estressantes, alcançar mais clientes e (acredite) trabalhar menos graças a isso.

Se você quer entender melhor como o Médico Empreendedor atua, é preciso primeiro entender as novas 3 etapas que precisará ter no seu dia a dia além de atender clientes atrás de uma mesa de consultório.

Hoje um médico atende geralmente médicos no consultório com hora marcada e individualmente. Você escuta as queixas do paciente, conversa com ele, faz várias perguntas e solicita exames para investigar o que tem de errado com ele.

Você diagnostica o problema, prescreve o tratamento (que pode ser medicamentoso, mudanças no estilo de vida ou intervenção cirúrgica).

E muitas vezes o paciente vai embora e você perde o contato com ele… Pelo menos até o paciente voltar para a próxima consulta (se ele voltar).

Tudo isso está unicamente em você ATENDER bem o paciente (que também é seu cliente).

Só que agora a nova rotina consiste em 3 etapas adicionais:

ATRAIR>ATENDER>RENTABILIZAR>FIDELIZAR seus pacientes.

O que antes era obrigação de qualquer profissional da saúde (ATENDER) hoje se torna apenas uma etapa de algo muito mais complexo.

Uma experiência muito mais completa para todos os clientes que passarem por aquele hospital, consultório ou startup.

ATRAIR

Com as healthtechs, a concorrência do mercado subiu muito, além de clínicas, hospitais e laboratórios, há também startups que conseguem realizar uma ou várias tarefas médicas sem que o paciente precise sequer sair de casa…

Ganha quem conseguir chegar nele primeiro.

Por isso ATRAIR o cliente se tornou tão importante para médicos chegarem aos pacientes.

Isso envolve desde um site, linkedin profissional até agenda digital e uso de marketing para atrair clientes.

Por que tudo isso?

Enquanto a medicina funcionava de uma forma reativa, hoje ela está cada vez mais preventiva.

E no longo prazo, cada vez menos pessoas irão a hospitais para passar no clínico geral, pegar guia para exames ou realizar simples procedimentos.

Eles farão isso de suas próprias casas, indo lá só em casos de extrema necessidade.

Nesta parte chega a hora do ATENDER, mas isso você já sabe tirar de letra.

RENTABILIZAR

Depois vem a parte que muitos médicos podem ficar perdidos: RENTABILIZAR.

Organizar os gastos e recebíveis do negócio, controle de receitas x despesas, controlar o faturamento dos seus convênios.

Tudo isso pode ser feito com ajuda de tecnologia e não é tão difícil quanto parece…

FIDELIZAR

Depois disso vem talvez a parte mais importante nessa nova Era da Medicina, que já existia em uma escala menor há anos atrás: a FIDELIZAÇÃO.

Ninguém quer ficar doente, mas todos querem um profissional ou serviço eficientes para quando precisarem voltar.

E com a medicina migrando cada vez mais para a Prevenção de Doenças e o número de concorrentes aumentando, você precisará de estratégias para que o seu paciente lembre de você da próxima vez.

Acha que tudo isso é complicado demais?

Acha que você não precisa aprender nada de gestão e marketing, afinal você se formou para ser médico?

Bem, se os médicos tradicionais não tiverem uma mente de empreendedor para entender e participar desse novo mercado, você só terá o caminho de trabalhar para essas empresas.

Muitas delas criadas não por médicos, mas por profissionais da área de tecnologia.

Quando na verdade poderia usar todas essas ferramentas para você se livrar de boa parte das tarefas burocráticas (e chatas) da rotina médica.

  • Ter mais tempo para atender seus pacientes com mais qualidade…
  • Atender mais pacientes do que faria normalmente…
  • E ainda sobrar tempo na semana para aproveitar a sua família ou seu tempo livre.

Para isso quero que você conheça...

4 HealthTechs criadas por médicos que podem te fazer um médico ainda melhor (e com mais tempo livre)

PebMed

A PedMed nasceu de 3 médicos fluminenses com uma proposta simples e genial:

Levar para a mão do médico ocupado os mais atualizados conteúdos e pesquisas médicas de forma rápida e simples.

O app chamado de White Book reúne as principais especialidades médicas e funciona como uma extensão do seu conhecimento médico.

Ali estão reunidas milhares de condutas e diagnósticos médicos para você consultar onde e quando quiser.

Além do portal PebMed com artigos e relatórios médicos, praticamente um portal de notícias super atualizado.

A empresa nasceu em 2012 e hoje já tem mais de 8 mil conteúdos disponíveis e 360 mil profissionais utilizando o aplicativo em todo o Brasil.

Memed

Essa startup é capaz de automatizar uma das tarefas mais chatas na rotina de qualquer médico: prescrição de receita médica.

Quem usa os serviços dela no dia a dia afirmam que economizaram até 30% de tempo no processo de prescrição de receitas.

Entre os recursos da ferramenta, eles também oferecem interações medicamentosas, protocolos, solicitação de exames, envio da cópia digital da receita e muito mais.

Ele possui mais de 60 prontuários integrados, e conecta paciente, médico e farmácia de uma forma simples, rápida e totalmente online.

O paciente recebe a receita por SMS, pode comprar medicamentos com desconto na farmácia.

Já o profissional ganha mais velocidade, pode salvar os protocolos mais usados na ferramenta e ganha mais tempo para outras tarefas diárias.

Beep Saúde

A empresa formada por médicos e engenheiros tem um objetivo bem claro: construir a melhor experiência em vacinação do Brasil.

Imagine quantas mães estão satisfeitas por não precisarem se preocupar em preparar seus bebês, pôr no carro, levar até um posto para tomar as vacinas e trazê-los de volta.

A Beep saúde consegue, ao mesmo tempo, não atrapalhar a rotina das mães e deixá-los seguros no momento de tomar a vacina - sem risco de infecções médicas dentro do ambiente hospitalar.

Se as mães estão contentes? Confira só o depoimento de uma das mães que usaram o serviço:

E para os médicos?

O fato de você não precisar de toda uma estrutura física para receber a mãe e o filho dentro de um consultório particular…

Poder atender muito mais pessoas, de uma forma rápida e na casa do paciente, com toda a segurança e cuidado de que ele precisaria se fosse até um hospital particular, e...

Usar toda uma infraestrutura cara e robusta que poderia ser usada para outros fins, e ainda atender com mais qualidade os recém-nascidos diminuindo a quase zero os riscos de infecções que podem colocar em risco a vida do bebê…

Com certeza você que é médico também ficará feliz com o resultado.

Por fim…

Anestech

A healthtech tem a função de inovar o mercado usando tecnologia e informação para anestesiologia.

E promover gestão de riscos e controle de eventos adversos para momentos em que a tomada de decisão é imediata.

Ela veio para atualizar um procedimento médico que permanece inalterado desde 1894 (!), o prontuário anestesiológico.

Ele ainda é feito à mão, o que dificulta o armazenamento dos dados, análises futuras e armazenagem para aperfeiçoar processos.

A empresa criou uma série de ferramentas web e aplicativos para auxiliar na prática diária do anestesiologista.

Dentre eles:

  • AxCalc – O aplicativo (aprovado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia) faz o cálculo dos principais procedimentos anestésico e apresenta várias funções como taxa de gotejamento, conversor de unidades, reposição de jejum, sangramento admissível, índice de massa corporal (IMC), calculadora de propofol e etc.
  • AxATB – Antibioticoprofilaxia cirúrgica baseada em evidências. App para evitar erros na hora de administrar antibióticos profiláticos no momento da cirurgia.
  • AxTIVA – É um aplicativo para auxiliar o médico anestesiologista durante a Anestesia Venosa Total (AVT) ou TIVA (Total Intravenous Anesthesia) que caracteriza-se pela administração exclusiva de agentes intravenosos.
  • AxBNM – Aplicativo para uso e reversão de bloqueadores neuromusculares (curares).
  • AxReg – é um aplicativo desenvolvido para iPad que possibilita o completo registro do procedimento anestésico pelo médico anestesiologista diretamente em meio digital, com agilidade, conveniência e praticidade. O AxReg mimetiza um registro anestésico impresso convencional, sendo de simples compreensão e adaptação; permitindo que rapidamente o profissional anestesiologista tenha vantagens em registrar seus procedimentos em meio digital.

Como Potencializar suas Habilidades como Médico com Ajuda das HealthTechs?

Você provavelmente está super bem informado sobre as novidades que a tecnologia está trazendo para a medicina…

Mas sabe como usar elas a seu favor?

Sabe como trazer elas para o seu consultório?

E ainda conseguir atender mais e melhor seus clientes sem sacrificar todas as horas do seu dia…

Podendo estudar mais, cuidar da sua família ou até mesmo descansar um pouco no final de um dia exaustivo e eficiente de trabalho?

Se você respondeu NÃO para algumas dessas questões, mas acredita que as startups estão aí não para competir com os médicos, mas para torná-los mais eficientes e potencializar suas habilidades...

Você tem a chance de estar frente a frente com várias dessas empresas que já tem soluções para tornar sua rotina bem menos estressante…

E você ainda conhecer vários médicos empreendedores e ter insights para você também fazer parte deste time.

Mas essa é uma decisão que você precisa tomar no exato momento que você lê este texto.

Acredite, isso pode impactar o modo como você trabalha e vê o mercado médico como nenhum curso ou pós-graduação conseguirá fazer...

Porque acontece nesta quinta-feira (25 de abril) o Maior Evento de Tecnologia Médica do Brasil: o HealthTech Conference 2019 - A Medicina do Futuro na Palma da Mão.

O evento será no Expo Center Norte, em São Paulo e você pode garantir um dos nossos últimos ingressos com 247,50 reais de desconto para a edição deste ano.

Hoje é o ÚLTIMO DIA para você garantir esse desconto, porque ainda estamos com os ingressos finais do nosso lote promocional.

>>Garanta seu desconto aqui - são nossas últimas horas

Confira só alguns dos temas que você ainda pode ver no evento deste ano:

  • O Panorama das HealthTechs no Brasil e no Mundo, para você saber exatamente quais tendências estão em alta e quais soluções você pode trazer para sua rotina de trabalho enquanto a maioria dos profissionais do Brasil ainda não tem acesso;
  • Descobrir a startup que foi capaz de criar o Primeiro Sinal Vital Digital, e como isso mudou radicalmente uma rotina médica invasiva que durava mais de 200 anos;
  • A Inovação em anestesiologia: o Admirável Mundo Novo, e como a tecnologia está tornando o papel do anestesiologista muito mais fácil e as futuras soluções que podem facilitar ainda mais esse processo;
  • Como a Inteligência Artificial está se tornando uma forte aliada contra o câncer e ajudando os médicos a salvarem vidas;
  • Watson Health: A Nova Parceria entre a Humanidade e a Tecnologia, para entender como uma das mais avançadas inteligências artificiais do mundo estão ajudando médicos a terem quase 100% de precisão diagnóstica;
  • A Nova Classe de Médicos Empreendedores, como os casos mostrados acima e como você pode fazer parte disso;
  • Tecnologias que vão potencializar o sistema de saúde, e porque você precisa saber de tudo isso HOJE para não ser pego de surpresa amanhã quando elas chegarem a consultórios e hospitais;
  • Realidade Virtual para Treinamento e Capacitação Médica, e como (finalmente) a faculdade poderá usar isso para formar uma nova classe de médicos com conhecimento em tecnologia e ferramentas digitais;
  • CRISPR e Biologia Sintética aplicadas à Saúde, para entender como o mapeamento genético está sendo usado ativamente na medicina preventiva e fazendo cada vez menos pessoas irem ao médico sem necessidade;
  • A Gestão de Inovação: um Desafio para Todos, e como hospitais e consultórios podem trazer esse novo Modelo de Gestão para dentro dos ambientes hospitalares;
  • Farmacogenética e Medicina Personalizada para Depressão, uma aplicação prática com uso de tecnologia para combater um dos maiores males da sociedade atual;
  • A Tecnologia pode ajudar VOCÊ a salvar 10 vidas por dia (todos os dias);
  • E muito, muito mais…

Se você quer ver de perto o Futuro da Medicina e começar a usá-la para ser um profissional mais bem capacitado, aumentar sua autonomia e capacidade de atender melhor mais pacientes sem precisar trabalhar mais para isso…

Ou se você é um médico-empreendedor que tem uma grande ideia de negócio que pode ajudar o mercado da saúde a ser ainda mais eficiente…

Clique aqui e garanta um dos últimos ingressos disponíveis para o evento que acontece amanhã.

Ainda temos alguns ingressos com desconto em nossos lotes finais, e você pode levar 1, 2, 3 ou mais participantes com uma condição especial acessando a página oficial do evento.

>Garanta seu desconto aqui - são nossas últimas horas

*Este conteúdo foi feito em parceria com Felipe Lourenço - CEO e co-founder da iClinic

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários