6 startups que estão reinventando mercados com a inteligência artificial

Conheça startups que têm novas tecnologias para criar navios cargueiros autônomos, aperfeiçoar o trabalho de tradutores profissionais e combater a pirataria no mercado de calçados

0
shares

A 10a edição da conferência anual de tecnologia da Nvidia, conhecida como GPU Technology Conference (GTC), terminou na quinta-feira (21). Este ano, o evento atraiu para a pacata cidade de San Jose, na Califórnia, 9.000 desenvolvedores, pesquisadores, profissionais das mais diversas áreas de tecnologia, empreendedores e investidores. Um dos pontos altos da conferência é conhecer as startups que participam do Inception, o programa de aceleração da Nvidia. Em comum, todas as startups usam a unidade de processamento gráfico da Nvidia, a GPU, para acelerar aplicativos de inteligência artificial com diferentes finalidades.

Conheça seis startups que foram destaque no GTC 2019:

Shone

Com sede em São Francisco, a Shone está levando navios de carga autônomos para o mercado. Ela trabalha com o setor de transporte de cargas, com aplicações que fornecem tecnologia aos navios cargueiros semelhantes às encontradas em carros autônomos.

A Shone aplica as GPUs aos dados do navio de carga, como sonar, radar, GPS e AIS (um sistema de rastreamento de navio para navio). As informações coletadas são processadas pelos algoritmos desenvolvidos pela Shone, que processam rapidamente terabytes de dados. Em seguida, o software da Shone destaca apenas as informações relevantes que são úteis para a tripulação. O co-piloto inteligente de Shone também recomenda decisões seguras e eficientes (rotas alternativas, por exemplo) para a tripulação.

Goat

A Goat é uma startup, fundada em 2015, em Los Angeles, que usa inteligência artificial para autenticar calçados e tênis raros que são comercializados na plataforma. O objetivo da Goat é oferecer uma maneira mais segura de comprar e vender calçados, evitando que compradores sejam enganados, adquirindo produtos falsificados. O site da Goat funciona como um autenticador que garante a veracidade dos produtos que são comercializados na plataforma.

Funciona assim: o vendedor lista seus tênis no site e no aplicativo da Goat, onde os compradores examinam centenas de milhares de itens. Quando uma compra é realizada, os vendedores precisam enviar seus itens para a verificação da Goat. Depois de autenticados, os itens são enviados aos compradores. Se os produtos não são autênticos, uma notificação é enviada ao comprador, junto com o reembolso total do valor pago pelo produto.

A startup arrecadou recentemente US$ 100 milhões em investimentos para desenvolver a sua plataforma.

Lilt

A Lilt é uma plataforma que usa o machine learning para impulsionar o trabalho de tradutores profissionais. O software da startup de São Francisco permite que os usuários analisem cada linha de texto em um idioma e o traduzam em outro, oferecendo linhas inteiras de sugestões de tradução.

A Lilt tem como objetivo fornecer traduções de alta qualidade que permitam às empresas levar seus produtos para os países em que operam. A tecnologia de machine learning trabalha em conjunto com tradutores humanos para aumentar a qualidade da tradução. Para temas específicos, são empregados especialistas nos temas que "ensinam" o software as terminologias de uma área específica do conhecimento.

O sistema é construído para funcionar como um texto preditivo bilingue, sugerindo traduções e aprendendo e adaptando constantemente com base no que os tradutores aceitam ou rejeitam.

A Lilt afirma que seu método reduz drasticamente o custo e o prazo de serviços de tradução, e permite que as empresas possam rapidamente disponibilizar suas informações para seus escritórios em outros países.

Babblelabs

A Babblelabs é uma startup com sede em Campbell, na Califórnia. A empresa aprimora a compreensão de fala para pessoas e máquinas em plataformas como telefones, automóveis, aparelhos e monitores de voz. Ele também tem aplicações em indústrias que vão desde dispositivos de internet das coisas (IoT) até atendimento ao cliente, educação e aplicação da lei.

A Babblelabs está construindo uma tecnologia e negócios exclusivos em torno da fala, inteligência artificial e implementações otimizadas de computação. Ele cria estruturas exclusivas de rede neural que são treinadas e ajustadas por especialistas em fala para extrair uma fala surpreendentemente limpa de ruídos e implementadas em GPUs, CPUs, DSPs, aceleradores de rede neural e microcontroladores.

Isso significa que ele pode adaptar novos aprimoramentos de fala, reconhecimento de fala e análise de fala em uma ampla variedade de dispositivos comuns para maior conveniência, precisão e privacidade. Suas aplicações-alvo são telefonia móvel, comunicações críticas para os negócios, automotiva e IoT de fala.

Mapillary

Fundada em 2013, a Mapillary desenvolve mapas detalhados, integrando a tecnologia de visão computacional com a colaboração da comunidade. A startup de Malmö, na Suécia, coleta imagens de câmeras de rua para melhorar os mapas, ajudando as cidades a planejar seu desenvolvimento e contribuindo para o desenvolvimento da indústria automotiva, pois suas aplicações são utilizadas, por exemplo, em carros autônomos.

Ao contrário de outros provedores de dados de mapas, o Mapillary é independente, colaborativa e sob demanda. Todas as 465 milhões de imagens na plataforma Mapillary foram carregadas por pessoas, organizações e até países. As imagens e os dados são analisados ​​automaticamente e em escala, usando a tecnologia de inteligência artificial.

Os clientes da startups são empresas de mapeamento como a Here e Mapbox, players automotivos como Toyota e AID (subsidiária da Audi com foco em veículos autônomos) e autoridades locais que vão de cidades metropolitanas como Los Angeles a cidades pequenas como Clovis no Novo México.

A Mapillary arrecadou cerca de US$ 24,5 milhões com a Atomico, a Sequoia Capital, a BMW i Ventures e a Samsung Catalyst Fund.

Kinetica

O Kinetica oferece às empresas uma plataforma que combina dados históricos e de streaming com inteligência de localização e análises baseadas em machine learning. As empresas dos setores automotivo, de energia, telecomunicações, varejo e serviços financeiros usam o poder de computação acelerado por GPU da plataforma da Kinetica para criar aplicativos analíticos personalizados, que fornecem resultados em tempo real.

A plataforma da Kinetica analisa conjuntos de dados complexos e massivos com tempos de resposta de milissegundos. Isso permite que as empresas combinem, analisem e atuem de forma contínua e automática em bilhões de eventos de dados ao vivo, em streaming e históricos. Com a Kinetica, uma empresa pode criar aplicativos inteligentes e analíticos para habilitar recursos de negócios digitais, como reabastecimento automatizado no varejo, cobertura adaptativa para empresas de telecomunicações, avaliação contínua de riscos em finanças, e análise preditiva em pesquisa farmacêutica.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários