Startup Silo Verde recebe investimento do grupo Triel

Empresas não informaram o valor da operação; Startup, fundada por Manolo Machado (centro), tem planos para expandir seus negócios no Brasil e outros países da América Latina

0
shares

O grupo gaúcho Triel, de logística para a agroindústria, fez um investimento minoritário na startup Silo Verde, de São Leopoldo (RS). O anúncio foi feito durante uma das maiores feiras de agronegócios do mundo, a International Production & Processing Expo, em Atlanta, no Estados Unidos. O evento terminou na última quinta-feira (14/2), mas só agora as empresas comunicaram o mercado brasileiro. O percentual acionário adquirido pela Triel e os valores da operação não foram revelados.

"Por contrato, não podemos divulgar o valor da transação. Os sócios da Silo Verde continuam como majoritários. O investimento da Triel e o conhecimento da empresa no mercado brasileiro e latino-americano vão permitir que a Silo Verde comece um novo ciclo de expansão", disse a StartSe Manolo Machado, CEO e fundador da Silo Verde, que tem como sócio Mauricio Bruno, diretor comercial da startup.

Para Darlan Dala Rosa, sócio da Triel, se juntar a uma startup inovadora e de alta tecnologia, aderente ao portfólio de produtos e serviços da Triel, "está dentro da estratégia da empresa de se consolidar cada vez mais em seu mercado”.

A Silo Verde foi fundada por Manolo Machado, em 2015, na época estudante de processos gerenciais na universidade Unisinos. A startup oferece uma solução sustentável para o armazenamento de rações ou grãos com redução do desperdício e aumento na rentabilidade do pequeno e médio produtor rural.

Os empreendedores desenvolveram um silo construído a partir de matérias-primas poliméricas recicladas e de alta resistência, oriundas de garrafas PET, com montagem extremamente rápida e a um custo menor se comparado com os produtos do mercado. Hoje, a Silo Verde tem silos em cerca de mil propriedades rurais dos três estados do Sul. A empresa também fornece um software que analisa condições de armazenamento como umidade, temperatura e consumo.

Armazenagem sustentável

"Resolvemos um problema econômico, por fazermos um produto mais barato que resolve problemas de armazenagem e gera mais renda, e outro ergonômico, por melhorarmos a qualidade de vida dos produtores, que não precisarão passar o dia todo carregando sacas”, diz Machado.

O maior dos silos fabricados pela Silo Verde tem capacidade para armazenamento de oito toneladas e mede de quatro a cinco metros de altura por dois metros de diâmetro. Ele é fabricado a partir de garrafas pet, de até 30 centímetros, encaixadas umas nas outras e ajustadas por cintas.

Ao longo das pesquisas que resultaram na startup, Machado percebeu a dificuldade que os pequenos produtores tinham para armazenar grãos em razão do alto custo da estrutura. Com a reciclagem de material, a empresa conseguiu baratear o preço do silo e gerar benefícios ambientais ao aplicar toneladas de plástico que poluiriam o ambiente por centenas de anos.

Entre as vantagens do produto, paredes interiores lisas – que não geram resistência ou acúmulo de produtos; sistema modular de placas (desmontadas, são de fácil transporte e de baixo custo); condutividade térmica inferior que protege o produto; possibilidade de comercializar o produto nos momentos de melhor oferta e preços; e melhor proteção ao ataque de pragas.

O investimento do grupo Triel coroa uma sequencia de reconhecimentos que a Silo Verde vem conquistando desde a sua fundação. Entre as premiações recebidas, Machado destaca os troféus Vencedores do Agronegócio e Três Porteiras, concedidos pela Federasul, e o Prêmio Eco Brasil, da Amcham Brasil, que reconhece as maiores inovações em práticas e produtos sustentáveis do país. Em 2017, a startup gaúcha foi selecionada, dentre 967 starups, pela Artemisia, organização sem fins lucrativos que apoia negócios de impacto social, para participar de seu programa de aceleração.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários