15 startups que querem melhorar a mineração no país

Os projetos das startups foram selecionados para aceleração no Mining Hub, em Belo Horizonte – iniciativa tem a missão de gerar inovação aplicada aos desafios da indústria da mineração

0
shares

Startups do setor de mineração vão buscar soluções inovadoras para transformar este mercado no Brasil. Nesta segunda-feira (4), 15 projetos foram selecionados para aceleração no Mining Hub, uma iniciativa em Belo Horizonte que une mineradoras, fornecedores, empreendedores e pesquisadores da área. Os profissionais trabalharão em conjunto no coworking WeWork da capital mineira.

O anúncio das startups selecionadas para o Mining Hub acontece apenas dez dias depois do rompimento da barragem de resíduos da mineradora Vale na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). O incidente resultou em 114 mortes confirmadas e mais de 200 desaparecidos. Dos 15 projetos escolhidos, quatro apresentam propostas para a gestão de resíduos da mineração.

Vale ressaltar que o projeto de aceleração teve início em novembro do ano passado. Ou seja, as mais de cem startups inscritas não previam o desastre ambiental e social causado pela má gestão de resíduos da mineradora.

Das quinze startups selecionadas, sete estão sediadas em Belo Horizonte; duas em São Paulo; e as demais em Araxá (MG), Guarulhos (SP), Anápolis (GO), Florianópolis (SC), São Leopoldo (RS) e Recife (PE). Elas terão mais de R$ 1 milhão no total para realizar seus projetos – e este valor pode aumentar, já que o orçamento para algumas ainda não foi definido.

Mining Hub

O Mining Hub é uma iniciativa que tem apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Além de acelerar startups do setor, o projeto busca levar temas de empreendedorismo para crianças, jovens e idosos residentes em áreas de atividade das mineradoras.

Leia também: Startups se unem em força-tarefa para redução de danos em Brumadinho

Por trás da iniciativa está a maioria das grandes mineradoras do país: Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), CMOC International Brasil, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas e Vale.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários