6 dicas para você atrair investidores mais rapidamente para sua empresa

Avatar

Por Júlia Miozzo

2 de março de 2016 às 11:51 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Para as empresas que estão em busca de um financiamento, ter bons argumentos e bons resultados são essenciais. Mas, em meio à atual recessão e crise econômica, esse processo fica ainda mais difícil – e por isso é preciso fazer mais.

Agora, conquistar a confiança do banco ou fundo de investimento é o mais importante. Pensando nisso, o empreendedor Dan Cohen, fundador da F(x), plataforma que une empresas e financiadores de crédito, separou algumas dicas para você ficar melhor nesse aspecto.

Confira:

1. Tenha o “kit” completo
Provavelmente, todos os possíveis investidores vão pedir a mesma lista de documentos para fazer uma análise do crédito. Para facilitar, veja quais são os documentos que bancos e fundos pedem em comum e já deixe-os separados.

2. Seja totalmente sincero
Pode ser desagradável contar a possíveis investidores sobre alguns detalhes de sua empresa que não são atraentes, mas o ideal é sempre deixar essas informações claras logo de início.

O que pode acontecer caso você esconda-as é que eventualmente seus investidores descubram e você acabe com sua reputação queimada e sem o investimento.

3. Tenha uma demanda realista
Calcule o quanto você precisa em financiamento de maneira realista e que seja justificável – por exemplo, a quantia necessária para atingir uma meta específica da empresa, como aquisição de bens, expansão, etc.

4. Cogite fazer auditoria contábil
Se você for uma empresa auditada, você passa a ter chances a financiamentos que são pelo menos 2% mais baratos que as outras empresas. Não somente isso, ser auditada também amplia o leque de possíveis financiadores, pois os bancos normalmente não aceitam negociar com firmas não auditadas.

5. Crie garantias adequadas
Um dos problemas que você pode vir a enfrentar estão ligados às garantias do crédito, às quais você precisa estar muito atento – elas são as “condições” para você receber o empréstimo. São elas que vão convencer ou não os financiadores a lhe conceder empréstimos.

6. Tenha um bom network
É essencial ter relacionamento com diversas instituições financeiras para ter mais opções de financiadores. Além disso, é mais fácil conseguir cada vez mais linhas de crédito.