A Uber pode adiar IPO previsto para esse ano

Dara Khosrowshahi, presidente-executivo da Uber, afirma que a empresa está com uma boa estabilidade financeira e, por isso, IPO torna-se adiável

0
shares

A expectativa da Uber de realizar sua oferta inicial de ações (IPO) em 2019 pode não se tornar realidade. Dara Khosrowshahi, presidente-executivo da empresa, parece ter voltado atrás em suas declarações em entrevista ao WSJ.

A abertura da Uber para o mercado de ações é, atualmente, uma das mais esperadas. Estima-se que, na transação, seu valor de mercado será cotado em US$ 120 bilhões. O número é quase o dobro do valor de mercado atribuído – US$ 76 bilhões – de quando vendeu ações para a Toyota.

A empresa pode optar por adiar o IPO para encontrar um mercado financeiro americano mais estável, mas para Khosrowshahi, o mais importante continua a ser a empresa estar pronta.

Já em outros locais, a falta de estabilidade econômica pode ser positiva para a empresa. Esse é o caso do Brasil, por exemplo, em que Khosrowshahi confirmou que esse fator aumentou o número de motoristas autônomos trabalhando para a Uber.

Algo mais pode influenciar na oferta de ações: o IPO da Lyft. Sua maior concorrente nos Estados Unidos e Canadá realizou o registro para a primeira oferta inicial de ações dois dias antes da Uber, tomando a dianteira. A previsão é que a abertura para o mercado de capitais da Lyft também seja realizada em 2019.

Uma maior cartela de serviços

Adiar o IPO pode ser benéfico para a Uber por um motivo simples: expandir seus negócios. Após os anúncios e previsões datados para 2019, a empresa foi vista diversificando-o em vários segmentos.

No Egito, ela lançou um serviço de micro-ônibus, atendendo à demanda e as características do local. A empresa continuou apostando no transporte multimodal ao adicionar bicicletas em seu aplicativo (disponível nos Estados Unidos e outros locais) e idealizar trazer também patinetes elétricos e ônibus.

Além disso, de mudanças previstas para longo prazo, a empresa estaria testando uma plataforma para funcionários autônomos e até entregas de comida com drones.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários