5 startups para você se inspirar se quiser atuar no Mercado Health e de Bem-Estar

Victor Hugo Bin

Por Victor Hugo Bin

26 de março de 2019 às 14:49 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Para você que acompanha as novidades do mercado Health, existem muitas boas notícias para você:

  • Muitas empresas criadas por não-médicos estão chegando com cada vez mais força neste setor;
  • O número de investimentos nas healthtechs só aumentam;
  • Até empresas como Google, Amazon, Apple e outras gigantes estão criando meios de abocanhar esse mercado;
  • E com tecnologias cada vez mais acessíveis, você não precisa ter profundos conhecimentos em tecnologia de ponta ou entender de medicina para entrar nesse mercado…

Abaixo, você terá acesso a 5 empresas que estão atuando com força no mercado Health dentro e fora do Brasil para você conhecer e obter inspiração para o seu futuro negócio também:

Sibrare (receituários médicos)

O mercado brasileiro está pelo menos duas décadas atrasada em relação ao mercado americano e europeu.

A Sibrare assumiu o desafio de atualizar a maneira de como receituários médicos são prescritos e a relação de médicos e farmácias.

Ela permite de forma segura a interação eletrônica das receitas entre profissionais da saúde, farmácias e pacientes de forma segura, precisa e rápida.

Só essa solução impactará todos os elos da cadeia de saúde, reduzindo custos, fraudes, sinistros e incentivar uma nova era da política de saúde pública no país.

Hoje são emitidas cerca de 4 bilhões de receitas por ano pelos 750 mil profissionais de saúde.

Os fundadores são médicos? Não. Um atua no ramo da construção civil e mercado imobiliário e o outro é um engenheiro em telecomunicações. Eles nunca imaginaram que fossem desenvolver o mais revolucionário sistema de receituários do país.

As receitas deixam o papel e vão para a nuvem, e a certificação digital do médico permite que a emissão da receita seja feita de qualquer parte do mundo.

Do outro lado, a farmácia acessa o Sibrare pra receber a receita já com todos os dados, sem possibilidade de fraude ou erro.

Essa redução nas fraudes e burocracia tem poder de reduzir em até R$ 100 bilhões por ano.

MedRoom (VR para estudantes de medicina)

A MedRoom é uma empresa brasileira nascida em 2015 com o objetivo de gamificar o treinamento de estudantes e profissionais da saúde.

A solução veio para ser a ponte entre as salas de aula e a mão na massa dos profissionais de saúde. “Todo nosso trabalho é focado no abismo que existe entre as aulas teóricas e práticas, oferecendo ferramentas para tornar essa transição mais eficiente e confortável”, explica o cofundador e CEO da empresa, Vinícius Gusmão.

Eles estão acumulando experiência para lançar o Laboratório de Anatomia e Fisiologia em Realidade Virtual, ainda em fase de desenvolvimento. Que, mesmo sendo um projeto ainda, já rendeu contratos fechados com a Unigran, em Dourados (MS) e com a faculdade do hospital Albert Einstein

N2B (aplicativo para você comer melhor)

A empresa é uma plataforma de acompanhamento nutricional, focando em um nicho que o mercado da saúde não costuma olhar muito: a Medicina Preventiva. “Prevenir não é o forte do ser humano”, afirma o CEO, Cesar Terrim.

A maior parte dos clientes da N2B (Nutrition to Business) são empresas, daí o nome ser um trocadilho com o termo B2B (Business to Business).

A ideia surgiu para solucionar uma dor real do mercado: os fundadores eram ex-proprietários de uma corretora de seguros, e perceberam um aumento constante nos reajustes dos planos de saúde.

Então, estudaram as doenças que estavam levando as pessoas ao pronto-socorro com mais frequência. Todas elas (enxaqueca, gastrite, diabetes, hipertensão) estavam associadas direta ou indiretamente a uma má alimentação.

Na prática, por meio do aplicativo o cliente tem acesso a cardápios de acordo com seu objetivo e linha nutricional, tem suas refeições avaliadas e pode consultar nutricionistas através do chat ou escaneando algum produto para avaliação.

TNH Health (chatbots para médicos)

Em 2019 o chatbot (simulação de conversas através de robótica) já é usado por empresas e marcas do mundo todo. Mas desde 2013 ela é a chave do sucesso da empresa TNH Health para engajar e educar pacientes e profissionais da saúde.

Ela serve tanto para organizações particulares com foco em Medicina Preventiva para reduzir custos com a saúde e melhorar a experiência dos pacientes, e também para indústrias farmacêuticas que buscam melhorar o relacionamento com pacientes e hospitais.

A healthtech também atua em organizações governamentais, acompanhando gestantes, pacientes crônicos e outros casos.

Eles usam chatbots:

  • para estimular a qualidade de vida dentro das empresas;
  • conscientização de populações inteiras quanto à prevenção de doenças, epidemias e até cuidados com a água;
  • Educação de pacientes no pré e pós-alta hospitalar;
  • Além de ajudar diretamente a indústria farmacêutica e operadoras de saúde também.

A empresa conseguiu usar a ferramenta que a população mais usa (o celular) para levar informações sobre saúde e acompanhamento médico para milhares de pessoas.

Ajudando não só os pacientes, como a indústria farmacêutica, governos, hospitais e planos de saúde a utilizarem os dados dessas pessoas com mais inteligência.

Extra: Pet Health Innovation Labs (HealthPet)

Se não bastasse temos o 7º maior mercado de saúde no mundo, o Brasil possui o 4º maior mercado pet também.

Então, cada vez mais, a saúde dos nossos pets é tão importante quanto a nossa.

O Pex Health Innovation Labs (PHIL) em Israel, pretende criar e desenvolver startups que criem dispositivos e soluções para diagnósticos de animais de estimação, assistência médica e softwares com uso de Inteligência artificial e machine learning para direcionar melhor os medicamentos para os bichinhos.

Além de desenvolver aplicativos e dispositivos para o bem-estar animal como, por exemplo, nutrição e exercícios.

Essas foram as 5 empresas e abordagens para você conhecer e se inspirar se quiser atuar no mercado da saúde também.

Se você está em busca de (ainda mais) inspirações e cases reais para atuar no mercado de Health e Bem-Estar, acontecerá em São Paulo o HealthTech Conference 2019.

O maior evento de tecnologia para o mercado de saúde do Brasil, mais de 1.500 profissionais do mercado estarão juntos para conhecer o futuro desse mercado e modos de trazer todas essas inovações aqui mesmo pro mercado brasileiro.

Ele acontece no dia 25 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Confira a página oficial do evento e veja toda a nossa programação e palestrantes – além de um valor promocional na compra dos ingressos.

Te vemos lá!