5 pequenas corrupções que você já cometeu alguma vez na vida

Da Redação

Por Da Redação

19 de março de 2015 às 10:40 - Atualizado há 6 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

SÃO PAULO – Errar é humano. Muitas vezes cometemos deslizes sem ao menos perceber, acreditando que são as coisas são “naturais” – e que não há problema nenhum em realizar algo assim. Mesmo assim, são pequenas corrupções. 

Principalmente se você tem uma empresa, com certeza você chegou a cinco deslizes éticos – na hora de contratar ou gastar dinheiro, por exemplo. Por conta disso, o site Entrepreneur listou uma lista com eles. Confira: 

1) Você colocou alguns gastos pessoais no seu negócio
Tem aquele cartão de crédito corporativo? Cuidado para não pagar a gasolina do seu carro pessoal nele, comprar produtos para você mesmo ou despesas com viagens. É involuntário, errado e anti-ético – principalmente se você tem sócios ou distribui o lucro da empresa -, mas mesmo assim você o faz. 

2) Você contratou uma pessoa só por gostar mais dele
Dois candidatos igualmente qualificados – e você escolheu uma delas por um motivo tolo. Talvez um dos dois tenha uma tatuagem que você não gostou, assiste novela mexicana ou seja corinthiano. Mas algo errado existia com aquela pessoa. Isso é discriminação? Sim, com certeza. 

3) Você privilegiou um cliente
Um pequeno consumidor fez uma compra logo antes de um de seus maiores clientes – e seu produto é igualmente importante para ambos. Então, quem deveria receber o produto antes é ele, certo? Exceto que às vezes você vai privilegiar um grande consumidor e mandar para ele antes.

Você segue o dinheiro e presta mais atenção ao cara grande. Muitas vezes se arrisca com os pequenos consumidores para construir uma relação com os grandes. Isso é a coisa certa a se fazer? Não. Todos os consumidores deveriam ser tratados iguais. Mas infelizmente, esse não é o caso… 

4) Você cobrou um preço exorbitante por algo simples
Um consumidor te liga na véspera do natal e te pede um serviço simples. Contudo, é véspera de natal e você resolveu cobrar cinco vezes mais do que o valor usual. Ele concorda, você resolve o problema e ele fica muito grato e te paga esse valor exorbitante. 
Para muitos, apenas “oferta e demanda”. Para outros, um exemplo de atitude anti-ética na tentativa de criar uma relação com os clientes. 

5) Você “roubou” um empregado de um competidor
Você foi a um evento, conheceu um empregado de uma empresa competidor, gostou dele e chamou-o para trabalhar contigo – e ele aceitou. O fato de que ele veio com muitas informações a respeito do seu competidor foi ainda mais útil. Seu competidor estava furioso com você? Com certeza.