5 dicas para manter sua startup no caminho certo
Por Lucas Bicudo
18 de agosto de 2016 às 10:06 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Uma startup é um grupo de pessoas de perfil de empreendedor à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, normalmente apresentado em um cenário de incertezas e questões. Foco nesse predicado: cenário de incertezas e questões. Isso é o suficiente para afastar já 95% das pessoas do empreendimento em startups, já que trabalhamos sem um modelo de negócios fixo e seguro.
Aqui seguem 5 dicas para manter sua startup no caminho certo:
1 – Deixe suas prioridades por escrito
Pode parecer obvio, mas deixar suas prioridades por escrito é a chave para o sucesso. Isso porque o seu campo de visão compete com infinitos elementos diariamente, divergindo seu foco em questão de segundos. Escreva. Leia. Escreva de novo. Releia. Especifique. Cole na sua mesa de trabalho, no mural de sua casa, mas sempre em vista o que você tem que fazer e como pode fazer. Isso ajuda a focar no que realmente é necessário naquele momento. Evita que seus esforços sejam direcionados para algo que não é primordial na sua fase de desenvolvimento.
2 – Centralize seus esforços
Essa vem no embalo da primeira dica. Saiba aonde colocar seus esforços. Limite o número de coisas que você está fazendo no seu dia, de maneira que você possa delega-las da melhor maneira possível. Termine uma coisa antes de começar a outra. Mesmo depois de escrever todas suas metas e se organizar, você não consegue fazer 17 coisas por dia. Centralize naquilo que você pode. Das 17 escritas, faça uma peneira de 3, 5, 8, tarefas por dia, desde que essas sejam cumpridas com todo foco e atenção.
3 – Priorize tarefas que ajudarão na construção do seu core business
Primeira e obviamente, você precisa gerar receitas para ter um negócio viável. Venda alguma coisa, prove seu conceito e modelo de negócios. É quase impossível que você acerte de primeira, mas baseado nas duas dicas anteriores, você vai modelando seu empreendimento até que seja capaz de identificar qual seu core. Identificando ele, voltamos para centralização de seus esforços e escreva-os agora como prioritários.
4 – Nunca se esqueça do futuro
As três primeiras dicas dizem respeito ao agora. Ao que você pode fazer diariamente para que a construção do seu futuro seja fluída e saudável. Mas falemos agora de futuro propriamente dito. Até então são práticas que você mesmo pode operacionalizar, mas e quando seu negócio crescer e você precisar contratar funcionários? Nunca perca de vista seu norte e o que é preciso para aplica-lo sem grandes complicações. Isso pode ser um trabalho constante e paralelo aos seus esforços diários. Fazer e refazer. Tentar, mas sempre com um objetivo em mente.
5 – Terceirize tarefas auxiliares
Se depois de cumprir as quatro dicas anteriores, você ainda não tem tempo suficiente para matar toda sua lista de afazeres, delegue-as. Você tem em mente seu futuro, sabe qual o seu core business, sabe no que colocar seus esforços diariamente, tem tudo por escrito, agora é a hora de ter a noção de que ninguém chega ao sucesso sozinho. Terceirize tarefas auxiliares às que você está comandando. Peça ajuda, faça networking. Isso é tão importante quanto abaixar a cabeça e pôr a mão na massa.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários