5 dicas para manter sua startup no caminho certo

Avatar

Por Lucas Bicudo

18 de agosto de 2016 às 10:06 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Uma startup é um grupo de pessoas de perfil de empreendedor à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, normalmente apresentado em um cenário de incertezas e questões. Foco nesse predicado: cenário de incertezas e questões. Isso é o suficiente para afastar já 95% das pessoas do empreendimento em startups, já que trabalhamos sem um modelo de negócios fixo e seguro.

Aqui seguem 5 dicas para manter sua startup no caminho certo:

1 – Deixe suas prioridades por escrito

Pode parecer obvio, mas deixar suas prioridades por escrito é a chave para o sucesso. Isso porque o seu campo de visão compete com infinitos elementos diariamente, divergindo seu foco em questão de segundos. Escreva. Leia. Escreva de novo. Releia. Especifique. Cole na sua mesa de trabalho, no mural de sua casa, mas sempre em vista o que você tem que fazer e como pode fazer. Isso ajuda a focar no que realmente é necessário naquele momento. Evita que seus esforços sejam direcionados para algo que não é primordial na sua fase de desenvolvimento.

2 – Centralize seus esforços

Essa vem no embalo da primeira dica. Saiba aonde colocar seus esforços. Limite o número de coisas que você está fazendo no seu dia, de maneira que você possa delega-las da melhor maneira possível. Termine uma coisa antes de começar a outra. Mesmo depois de escrever todas suas metas e se organizar, você não consegue fazer 17 coisas por dia. Centralize naquilo que você pode. Das 17 escritas, faça uma peneira de 3, 5, 8, tarefas por dia, desde que essas sejam cumpridas com todo foco e atenção.

3 – Priorize tarefas que ajudarão na construção do seu core business

Primeira e obviamente, você precisa gerar receitas para ter um negócio viável. Venda alguma coisa, prove seu conceito e modelo de negócios. É quase impossível que você acerte de primeira, mas baseado nas duas dicas anteriores, você vai modelando seu empreendimento até que seja capaz de identificar qual seu core. Identificando ele, voltamos para centralização de seus esforços e escreva-os agora como prioritários.

4 – Nunca se esqueça do futuro

As três primeiras dicas dizem respeito ao agora. Ao que você pode fazer diariamente para que a construção do seu futuro seja fluída e saudável. Mas falemos agora de futuro propriamente dito. Até então são práticas que você mesmo pode operacionalizar, mas e quando seu negócio crescer e você precisar contratar funcionários? Nunca perca de vista seu norte e o que é preciso para aplica-lo sem grandes complicações. Isso pode ser um trabalho constante e paralelo aos seus esforços diários. Fazer e refazer. Tentar, mas sempre com um objetivo em mente.

5 – Terceirize tarefas auxiliares

Se depois de cumprir as quatro dicas anteriores, você ainda não tem tempo suficiente para matar toda sua lista de afazeres, delegue-as. Você tem em mente seu futuro, sabe qual o seu core business, sabe no que colocar seus esforços diariamente, tem tudo por escrito, agora é a hora de ter a noção de que ninguém chega ao sucesso sozinho. Terceirize tarefas auxiliares às que você está comandando. Peça ajuda, faça networking. Isso é tão importante quanto abaixar a cabeça e pôr a mão na massa.

(via Entrepreneur)

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!