5 dicas da MaxMilhas para você empreender e crescer sem investidores

Avatar

Por Elena Costa

3 de outubro de 2017 às 15:15 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A maior empresa de vendas de passagens aéreas emitidas por milhas do mundo, a MaxMilhas foi fundada em 2013 e desde então não recebeu nenhum investimento externo, sendo considerada o maior caso de bootstrapping do país.

Max Oliveira, CEO da companhia, trouxe dicas de como crescer e ser bem-sucedido sem capital externo. Afinal, todos precisamos de ajuda antes de entrar de cabeça em uma nova empreitada, não é?

  • O cliente é o seu foco

Eles são responsáveis pelo sucesso ou fracasso, então concentre nele sua atenção e acompanhe todo o processo que ele passará. Atenda as reclamações e tente ao máximo resolver o problema do seu cliente para que no final a experiencia ruim que ele teve acabe de forma positiva, ou seja, faça com que ele queira voltar. Tenha um pós-venda que não seja uma dor de cabeça, mas um alívio dela funcionando do mesmo jeito que a seção de reclamações.

  • Faça um planejamento que consista com o estágio da sua companhia

Escalar a sua empresa nessa fase não é tão importante no momento. Foque na sua equipe pois é ela que fará um grande esforço para você crescer sem necessitar de um investidor, ou seja, que você permaneça bootstrapping. Se surgir algo que você deva fazer manualmente, faça! Trará resultados depois e não se preocupe em realizar algo que não funcione em larga escala, pois pode ser esse detalhe que vai levar o seu negócio para a frente.

  • Confie na sua intuição e aja rápido

Ouça a sua intuição e confie nela. Aprenda a transformar ela em realidade pois é fundamental nesse setor. E se faltar informações precisas, outros recursos, testes e medições, a intuição é a sua melhor opção para guiar o seu caminho.

  • Seja criativo

Use a imaginação para fazer a sua ideia voar e busque maneiras de ressaltar os pontos fortes de sua companhia.

  • Tente ficar bootstrapping até não dar mais

Priorize o seu market fit, seja minimamente escalável para, posteriormente, pegar o dinheiro do investidor para crescer.  Em outras palavras, se seu negócio resolver um problema realmente grande e se seu time tiver o foco no cliente e na sua boa experiência desde o início, vá o máximo possível em bootstrapping.

Quer aprender mais sobre o assunto? Temos o e-book Aprenda a validar sua ideia e acelerar sua startup, com tudo o que você precisa saber para ser o grande executor que consegue tirar boas ideias do papel.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]