5 dicas da MaxMilhas para você empreender e crescer sem investidores
Por Elena Costa
3 de outubro de 2017 às 15:15 - Atualizado há 3 anos
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A maior empresa de vendas de passagens aéreas emitidas por milhas do mundo, a MaxMilhas foi fundada em 2013 e desde então não recebeu nenhum investimento externo, sendo considerada o maior caso de bootstrapping do país.
Max Oliveira, CEO da companhia, trouxe dicas de como crescer e ser bem-sucedido sem capital externo. Afinal, todos precisamos de ajuda antes de entrar de cabeça em uma nova empreitada, não é?
- O cliente é o seu foco
Eles são responsáveis pelo sucesso ou fracasso, então concentre nele sua atenção e acompanhe todo o processo que ele passará. Atenda as reclamações e tente ao máximo resolver o problema do seu cliente para que no final a experiencia ruim que ele teve acabe de forma positiva, ou seja, faça com que ele queira voltar. Tenha um pós-venda que não seja uma dor de cabeça, mas um alívio dela funcionando do mesmo jeito que a seção de reclamações.
- Faça um planejamento que consista com o estágio da sua companhia
Escalar a sua empresa nessa fase não é tão importante no momento. Foque na sua equipe pois é ela que fará um grande esforço para você crescer sem necessitar de um investidor, ou seja, que você permaneça bootstrapping. Se surgir algo que você deva fazer manualmente, faça! Trará resultados depois e não se preocupe em realizar algo que não funcione em larga escala, pois pode ser esse detalhe que vai levar o seu negócio para a frente.
- Confie na sua intuição e aja rápido
Ouça a sua intuição e confie nela. Aprenda a transformar ela em realidade pois é fundamental nesse setor. E se faltar informações precisas, outros recursos, testes e medições, a intuição é a sua melhor opção para guiar o seu caminho.
- Seja criativo
Use a imaginação para fazer a sua ideia voar e busque maneiras de ressaltar os pontos fortes de sua companhia.
- Tente ficar bootstrapping até não dar mais
Priorize o seu market fit, seja minimamente escalável para, posteriormente, pegar o dinheiro do investidor para crescer. Em outras palavras, se seu negócio resolver um problema realmente grande e se seu time tiver o foco no cliente e na sua boa experiência desde o início, vá o máximo possível em bootstrapping.
Quer aprender mais sobre o assunto? Temos o e-book “Aprenda a validar sua ideia e acelerar sua startup“, com tudo o que você precisa saber para ser o grande executor que consegue tirar boas ideias do papel.
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.
[php snippet=5]
Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

100% online, aulas ao vivo e gravadas
Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Comentários