4 características que as aceleradoras procuram em startups

Avatar

Por Júlia Miozzo

24 de julho de 2015 às 12:17 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

SÃO PAULO – Uma das principais maneiras de levar uma startup para a frente é buscar incentivo financeiro e mentoria através das aceleradoras. Existem muitos eventos de seleção e diversos programas de aceleração, mas nem sempre as startups estão prontas para recebê-los.

Garanta sua vaga no Accelerator Day, evento que pode transformar a sua história empreendedora! Confira em startse.com.br/accelerator-day.

Existem algumas características a que as aceleradoras dão preferência, segundo André Ghinatti, diretor-executivo da aceleradora WOW. Confira quais são e por que são importantes.

Tenha uma equipe multidisciplinar e engajada
As aceleradoras apostam mais em equipes do que em empreendedores por conta própria pelo fato de que empreendedores juntos possuem habilidades que se complementam, sejam técnicas ou comportamentais. Equipes muito homogêneas, ou seja, com uma equipe não diversificada, também terá alguma carência.

Tenha um projeto inovador
Poucas aceleradoras apostam em empreendedores cujo negócio já existe ou é semelhante a algum. Para ter suas chances, encontre alguma solução que ainda não foi pensada e que terá impacto na vida das pessoas.

Escalabilidade de negócio
Este é um aspecto que determina qual o potencial de crescimento a longo prazo do negócio e se possui capacidade para atender à demanda mantendo a sua qualidade e lucratividade. Para isso, descubra quais são os seus custos variáveis e entenda como eles são impactados com mudanças em sua base de clientes.

Possibilidade de saída
Startups que apresentem potencial de venda de sua participação com retorno sobre o investimento são a preferência das aceleradoras. O tempo para a saída é de três a cinco anos. Entender como a aceleradora pode ter liquidez de sua participação também é favorável ao empreendedor.