Conheça 3 startups brasileiras que usam assistentes de voz em seus produtos

Por Isabella Carvalho
18 de março de 2019 às 08:15 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A tecnologia de comando por voz, que está se tornando mais popular desde a criação da Siri e Alexa, já chegou por aqui e a demanda por produtos e serviços que usem o recurso aumentou. Neste cenário, startups desenvolveram soluções integradas aos comandos de voz para oferecer serviços de entrega, facilitar transferências bancárias e até mesmo oferecer leituras rápidas de livros. Conheça três delas:
James Delivery
Criada em 2016 por quatro empreendedores, a James Delivery conecta clientes, entregadores e estabelecimentos para entregas de produtos de qualquer lugar de Curitiba, no Paraná. A startup ficou conhecida por ser a primeira do mundo a oferecer esse serviço por comandos de voz.
Hoje, o cliente pode fazer o pedido de maneira tradicional ou descrevendo, em voz alta, o produto e o local para comprá-lo. Automaticamente o sistema reconhece a solicitação com ajuda de inteligência artificial e reconhecimento de voz. Em aproximadamente 35 minutos o pedido é entregue.
“A voz é a forma mais natural das pessoas se comunicarem. Além disso, com o uso dela é possível fazer outras coisas ao mesmo tempo, o que traz praticidade”, explica Lucas Ceschin, um dos fundadores da James Delivery. A tecnologia foi bem recebida e a startup passou a atuar também em Balneário Camboriú.
Porém, segundo o empreendedor, ainda há alguns desafios. “As pessoas já entendem que podem usar a tecnologia de voz para consumir informações, mas para compras ainda é um desafio no mundo inteiro. Estamos trabalhando para tornar a solução cada vez mais natural, aprendendo com os feedbacks que tivemos”, conta.
Leia mais:
Porque a tecnologia de voz veio para ficar
Casas, carros e escritórios: a tecnologia de voz está em todos os lugares
Como as empresas estão usando os assistentes de voz?
Tecnologia de voz: os setores impactados por essa tendência
As barreiras na adoção da tecnologia de voz no Brasil
Neon
Criado em 2016, o Neon é um banco 100% digital. Os clientes podem abrir uma conta com um aplicativo de smartphone e fazer transações sem tarifas. A fintech foi a primeira a disponibilizar os comandos de voz para pagamentos. O recurso é atrelado à Siri, assistente pessoal da Apple.
Para fazer a transferência, é preciso acessar o aplicativo da Siri e dizer o valor da transação e para quem ela será enviada. Depois, basta confirmar o pagamento com biometria digital para enviar o dinheiro. “Com esse recurso, podemos oferecer facilidade e acessibilidade ao cliente”, afirma Eduardo Merighi, CIO da Neon.
Segundo ele, a tecnologia ainda é pouco explorada no Brasil, mas com muito espaço para crescer. “Temos um caminho para seguir ainda, tornando esse tipo de assistente mais comum”, afirma. Para o futuro, a fintech planeja explorar ainda mais a voz em seu aplicativo, testando novas possibilidades.
12 minutos
A startup 12 minutos possui um time que sintetiza diversos livros em um microbook que pode ser lido em menos de 12 minutos. A equipe lê cada um dos best-sellers, analisa os conceitos e ideias mais importantes, seleciona as melhores partes e cria novas obras sintetizadas e otimizadas.
O usuário pode escolher a melhor forma de consumir o conteúdo, como em texto ou áudio. Os microbooks estão disponíveis em diversas como smartphones, Google Home, Android TV e Chromebooks. Hoje, a startup oferece versões mais enxutas de livros sobre carreira, negócios, marketing, economia, empreendedorismo e outras categorias.
Seguindo a tendência dos comandos por voz, a 12 minutos integrou sua plataforma com o Google Assistente. Dizendo “Ok Google, ler o microbook O Príncipe”, o usuário tem acesso ao título na página desejada. Segundo a startup, com a funcionalidade os leitores ganham economia de tempo e praticidade.
Especial StartSe A Voz na Nova Economia
Porque a tecnologia de voz veio para ficar
Casas, carros e escritórios: a tecnologia de voz está em todos os lugares
Como as empresas estão usando os assistentes de voz?

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários