15 coisas que você pode fazer com um smartphone antigo

Avatar

Por Júlia Miozzo

20 de outubro de 2015 às 15:42 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

As pessoas trocam de smartphone, em média, a cada dois anos. Levando em conta esse dado, pode-se dizer que, em seis anos, uma pessoa teria três smartphones acumulados em casa, muitas vezes sem nenhuma função.

Eles podem parecer inúteis e, na maioria dos casos, são guardados em casa para que a pessoa não fique na mão caso o celular atual apresente algum problema. Mas, como conta o Business Insider, existem muitas coisas que você pode fazer com um smartphone antigo, principalmente se ele for um Android.

Confira:

1. Console de jogos antigos
Você pode conectar seu Android a uma televisão de diversas maneiras, seja através do aparelho Chromecast ou através de um cabo HDMI. No Android, você pode fazer download de diversos emuladores de jogos clássicos, como do Super Nintendo, Sega Genesis e Nintendo 64.

Depois, é só conectar-se a um controlador bluetooth – ou um controlador PS3 e PS4 – e baixar os jogos no celular.

2. Dispositivo de academia
Formate o celular para apagar os aplicativos desnecessários e tire o chip, evitando qualquer tipo de notificação que possa atrapalhar seu treinamento. Faça o download dos aplicativos de academia que estão disponíveis. Você também pode usá-lo como um simples aparelho MP3.

3. Computador
Em um Android, você pode instalar uma versão de código aberto do Linux em seu celular e transforma-lo em um computador. Após instalar o sistema operacional, conecte o celular a um monitor, conecte a um teclado e mouse que possuam a tecnologia Bluetooth e você já tem um computador.

4. GPS
Faça o download de aplicativos de mapa, como o Google Maps, Waze, Moovit e use o celular exclusivamente para isso. Assim, sua viagem não será interrompida com ligações ou notificações.

5. Conjunto de realidade virtual
Com o projeto Google Cardboard, qualquer pessoa pode montar seu próprio óculos/fone de realidade virtual. Os aplicativos disponíveis podem não ser os melhores, mas você já pode ter seu próprio kit de realidade virtual apenas com um Android antigo.

O único problema é que o Cardboard requer que o smartphone tenha um giroscópio – e muitas versões de celulares Android baratas não possuem um.

6. Despertador
Ao invés de usar o despertador de seu smartphone atual, por que não fazer do seu antigo smartphone um melhorado? Você pode escolher um dos vários aplicativos para isso e customizar como quiser, sem se preocupar em ocupar demais a memória do aparelho. Após isso, é só comprar um suporte para o aparelho. 

7. Centro de mídia
Se você fizer o download de aplicativos de streaming, como o Netflix, Spotify, YouTube, entre outros, e conectar o antigo smartphone à televisão, você terá um aparelho exclusivo para isso.

8. Extensor Wi-Fi
Uma maneira de melhorar o sinal de seu Wi-Fi em sua casa e baixando aplicativos como Fqrouter2, que captam o sinal do Wi-Fi e o repetem. Ele só requer que o dispositivo fique fixo em um local.

9. Proteger as florestas
Se você não pretende usar seu antigo smartphone para nenhuma das funções já mencionadas, você pode doá-los à organização Rainforest Connection, que ajuda a prevenir o desmatamento das florestas tropicais.

10. Câmera de segurança
Existem aplicativos disponíveis que funcionam como detectores de movimento. Com eles, você pode fazer com que a câmera do seu celular funcione como uma câmera de segurança conectada ao Wi-Fi. Os aplicativos também são capazes de enviar fotos para o e-mail do usuário.

11. Porta-retratos digital
O aplicativo Dayframe é um dos muitos que permitem que você faça uma seleção de fotos para ficarem em exibição. Basta emoldurar o smartphone, deixá-lo ligado e conectado a uma fonte de energia. 

12. Babá eletrônica
Ao invés de comprar um dispositivo próprio para deixar no quarto de seu bebê, você pode fazer o download de aplicativos como o Dormi e o Baby Monitor, capazes de fazer o streaming de vídeo e áudio para o seu smartphone atual.

13. Brinquedo
Ao instalar um perfil restrito no celular, você consegue limitar o acesso de uma criança, por exemplo. Somando isso a aplicativos infantis, você pode dar seu antigo smartphone para seu filho.

14. Celular de emergência
Para ocasiões em que você está sem bateria em seu smartphone atual, essa pode ser uma dica útil: compre um chip pré-pago, coloque créditos e deixe o celular na bolsa.

15. Doe para a caridade
Doar para instituições carentes é uma boa ideia: eles podem doar o dispositivo para outras pessoas, dar um novo direcionamento para ele e até reciclar algumas de suas partes para financiar as operações.