10 sinais de que a empresa está pronta para crescer

Da Redação

Por Da Redação

24 de setembro de 2015 às 17:15 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 16 a 19/Nov, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

SÃO PAULO – Depois de um tempo planejando, está na hora de tirar sua empresa do papel. Você pode ter começado como um MVP (Mínimo Produto Viável) ou pivotado no meio do caminho, mas certamente encontrará um momento em que você deixará de ver sua startup como um “sonho”, mas como uma realidade pronta para crescer.

É óbvio que o crescimento da empresa depende de sua execução, mas você verá alguns sinais de que você está prestes a entrar na fase em que sua empresa começará a ganhar forças e caminhar nas próprias pernas. Confira 10 sinais listados pelo site Entrepreneur:

1)  Você tem um produto
Você não está mais falando sobre possibilidades e sim sobre o que você está fazendo. O seu produto já está sendo consumido, mesmo que seja um MVP. Agora você pode ficar em criar novas formas para seu produto, evoluções e começar a entrar no mercado de vez. 

2) Você tem um plano
Muitas empresas “vão acontecendo” sem nenhum tipo de planejamento. Para crescer e progredir, um plano de negócios deverá ser feito e você deve ter um modelo de como sua empresa deve estar em um futuro próximo, considerando alguns indicadores que você deve alcançar e alguns patamares que você vai encontrar. 

3) Seu time agora é sua companhia
No começo, você tinha um pessoal que “trabalhava contigo”. Agora, você pode ter funcionários e usa o termo “companhia” para falar deles ao invés de “time”. Se você está contratando e não apenas arranjando sócios, sua empresa já está deixando o começo. 

4) Você conhece o mercado
No começo era só uma ideia e um sonho. Agora, você está produzindo algo que participa de um mercado e você sabe como ele está. Você já deve ter até feito alguns erros de marketing e aprendeu com eles. 

5) Você tem vendas comprovadas
Parabéns! Seu produto está vendendo e suas receitas estão escalando! Seus objetivos não mais são fantasias, são o futuro.

6) Você tem um processo 
No começo, tudo é fluido e pouco testado. Quando você começa a crescer, você começa a ter processos que precisam ser replicados – e você foca em criar um sistema. Você precisa de qualidade e uma forma de manter isso. 

7) Você tem independência 
Você já tem receitas próprias e não precisa de investimentos para tirar a empresa do papel. Funding ajuda, faz a empresa crescer mais rápido e pode até viabilizar uma estratégia comercial mais agressiva, mas você consegueria mantê-la de pé por algum tempo sozinho.

8) Você atrai investidores
Antes, você tinha que ir atrás dos investidores ativamente. Agora, os investidores começam a vir atrás de você para avaliar sua empresa – já que você tem receitas, vendas e está atingindo as marcas importantes do caminho. 

9) Você tem risco mais baixo
No começo, tudo era risco para você, sem receitas, sem dinheiro, com a equipe podendo ir embora a cada momento. Mas agora que você tem um plano, receitas e um produto vendável, seus riscos diminuíram significativamente e você se livrou da fase que mais mata as startups. 

10) Você tem habilidade para escalar
Agora, se você tem tudo isso, o último sinal é a sua habilidade para escalar os seus negócios e começar a ganhar cada vez mais dinheiro. Tudo que você precisa fazer é continuar executando bem o que você já está fazendo. Boa sorte.