Esse chip consegue reprogramar e forçar células a te curar

Até agora, o dispositivo já vem sendo usado para gerar neurônios que protegem os cérebros de ratos de AVCs experimentais

Avatar

Por Singularity Chapter SP

30 de outubro de 2017 às 12:40 - Atualizado há 2 anos

Parece ficção científica, mas já é realidade. Um time de médicos da Ohio State University criou um dispositivo que faz exatamente isso: a partir da eletricidade, um dispositivo dispara bits extras de código de DNA na pele que afeta e reprograma outras células, encorajando-as a sofrer mutações, transformando-as em reservatórios de vasos sanguíneos ou células novas, prontas para curar de dentro para fora.

A parte mais incrível é que o efeito só aumenta com o tempo. As células afetadas soltam pequenas bolhas de membrana em suas vizinhas, fazendo-as sofrer as mesmas transformações milagrosas.

Até agora, o dispositivo já vem sendo usado para gerar neurônios que protegem os cérebros de ratos de AVCs experimentais. A equipe também curou as pernas deles com a mesma técnica, provando um futuro bom para o chip.

Embora ainda esteja longe de ser testado em humanos, cientistas acreditam que o dispositivo vai poder fazer milagres na medicina, como reparar órgãos, melhorar degeneração cerebral e até regenerar tecidos envelhecidos de volta para o estado juvenil. Imagina poder envelhecer sem se preocupar com as rugas? Isso sim que é o futuro.

Leia mais em inglês na Singularity Hub!