O Uber tem que agradecer o seu maior aliado: o taxista

Por Da Redação
20 de junho de 2016 às 13:29 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Esse texto contém ironia.
Meses de polêmica Uber x Táxi (não chega a ser uma polêmica, mas…) e só agora eu vi a verdade óbvia: o Uber paga os taxistas para arruinar com a própria reputação. Só isso explica uma série de acontecimentos.
A verdade é que a maioria das pessoas não teria muito motivo para pegar Uber se os taxistas não tivessem tomado uma série de atitudes equivocadas. Dúzias. E o sucesso do aplicativo seria muito menor, principalmente por ganhar MENOS mídia frente o que tem acontecido recentemente.
Afinal, o nome do Uber está não apenas no StartSe (onde você naturalmente fica sabendo de novidades antes do resto da mídia que… não está apenas interessada em novidades e empreendedorismo). Está no UOL. No iG. No Terra. Na Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, RGT, Record, G1, R7, CR7, AK47, CBN, Bandeirantes, Rádio, TV, RedeTV, Jornal do Brasil, etc, etc, etc, etc…
E 90% das matérias são sobre o que? POLÊMICAS COM TAXISTAS! Sim.
Vamos relembrar algumas das coisas mais desnecessárias feitas pelos taxistas que estão, obviamente, sendo pagos pelo Uber?
1 – Greve de taxistas aumenta número de downloads do Uber
Você precisa daquela corrida para chegar no compromisso. O que você pensa em fazer? Abrir o aplicativo de táxis e chamar um táxi, uai! Mas pera… eles estão em greve. Então você baixa o Uber e pede um carro ali.
A greve dos taxistas para reclamar do Uber só aumentou.
Mas vamos parar para pensar um segundinho: o que é uma greve? Uma forma de pressionar outra pessoa a fazer o que você quer por você estar causando prejuízo a ele. Muito efetivo se você for um trabalhador cujo trabalho não pode ser substituído ou sindicalizado.
Trabalhadores fazem greve. Empresas, não.
Se você é autônomo é como se você fosse uma pequena empresa. Fazer greve por que acha que o rival é mais competitivo que você é simplesmente pedir para seus clientes te esquecerem.
Foi o que aconteceu.
2 – Atacam carro de Uber em festa da Vogue
O pior de todos os lugares para você causar confusão, talvez, seja em um evento cheio de famosos e com cobertura de diversos meios de comunicação.
Mas os taxistas secretamente pagos pelo Uber para destruir reputações conseguiram a proeza.
Foi no baile da Vogue, que aconteceu no Hotel Unique em São Paulo. E teve gente sendo presa portando rojões que seriam usados para machucar motoristas do Uber.
Pouco depois, o Sindicato dos Taxistas de São Paulo “pediu desculpas” pelo ato afirmando que a barbaridade aconteceu pois os taxistas “não aguentam mais”.
Esse não foi o único caso de agressão e nem o pior de todos… como veremos…
3 – Taxistas destroem carro preto de inocente
Agora imagine que você está andando de carro e encontra uma manifestação de taxistas pela frente. Bom, a primeira coisa que você espera é que você vai ficar bastante tempo preso no trânsito, certo?
Mas um destino muito pior foi reservado para um rapaz cujo carro era preto. Ele foi atacado e teve seu carro quase destruído pelos agentes uberistas infiltrados.
Eu não sei o que eles pensaram, mas imagino que tenha sido “vamos dar uma lição nestes carros pretos. Ninguém mais vai se sentir seguro com carros pretos e todos pegarão taxis”. O tiro saiu pela culatra, o brasileiro é criativo e inventou o escudo perfeito anti-taxistas: um adesivo de “não sou Uber”. Um must-have para quem tenha carro preto (igual o meu, mas é só um Palio e vive sujo para que os taxistas não me ataquem).
4 – Família é espancada por ser confundida com motoristas de Uber
Ainda pior foi o destino da família que foi pegar um familiar no aeroporto e foi perseguido. Ok, essa não é a única vez que os taxistas pagos pelo Uber atacaram motoristas, mas chama a atenção que aquela família não era nem motorista do Uber de verdade.
O que eles tinham em comum? Um carro (não era nem preto). Na prática o que os taxistas quiseram impor com um movimento destes? Que é terminantemente proibido que você busque pessoas no aeroporto e que todos devem usar um táxi de agora em diante.
5 – Música homofóbica afirma que quem pega Uber é “veado”
A mais nova prova de que o Uber está pagando taxistas para destruírem a própria carreira é a música que eles inventaram – que diz que “quem ‘pega’ Uber é veado”. Além de conseguir ofender uma parcela da população, uma coisa dessas só ajuda a provar o esteriótipo que boa parte das pessoas possuem sobre taxistas.
Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários