O cheque de U$ 250 mil que mudou a sua vida (sim, a sua!)

Avatar

Por Júnior Borneli

22 de fevereiro de 2016 às 17:42 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Quase todo mundo conhece Steve Jobs, o fundador da Apple e seu sócio, Steve Wozniak. Mas o que pouca gente sabe é que a história dessa empresa foi transformada quando surgiu um terceiro sócio: Mike Markkula.

Mike era um ex-gerente da Intel e se tornou o primeiro investidor-anjo da Apple. Além de assinar um cheque de US$ 250 mil dólares, ajudou Jobs e Wozniak com seus conhecimentos adquiridos nos mais de 20 anos em que passou na empresa de tecnologia. Mesmo tendo tamanha importância na história da Apple, Mike sempre atuou nos bastidores, exercendo de forma magistral o seu papel.

Investidor-anjo é aquele que traz capital para a empresa e agrega muito com mentoria, conhecimento e rede de contatos. O papel dele é deixar que os empreendedores brilhem e estejam focados apenas no desenvolvimento do negócio. E não é necessário ser milionário para investir em startups. Com apenas R$ 2,5 mil, é possível investir nas empresas mais inovadoras do Brasil. Há, inclusive, um evento online, gratuito, sobre isso.

Durante a trajetória da Apple, Mike desempenhou papel fundamental como mentor e orientador de Steve Jobs, principalmente no momento em que ele saiu da empresa. Foi ele, também, o responsável por trazer Jobs de volta à companhia, anos depois. O próprio Jobs reconheceu isso quando disse “Mike realmente tomou-me sob sua asa”.

A Apple teria sido o que é sem o dinheiro de Mike Markulla, seu primeiro investidor-anjo? Não é possível afirmar isto, mas certamente sem um investidor-anjo que apostasse além de seu capital, seu nome e sua experiência, dificilmente os Steves teriam conseguido transformar seu “negócio de garagem” em uma grande empresa em tão poucos anos.

Quer saber mais sobre investimento-anjo? Assista a esse evento online, gratuito, com Marco Poli, um dos principais investidores-anjo do Brasil, que já apostou em mais de 20 empresas.