Metade do tráfego da internet já é de robôs (e isso causa um problema)

Sites pequenos (que são a maioria na internet), porém, só possuem este tipo de audiência (negativa)

Avatar

Por Da Redação

16 de Maio de 2016 às 17:16 - Atualizado há 4 anos

Uma das coisas que eu mais gostava de fazer era ficar assistindo os resultados dos sites que trabalhei em tempo real, no Google Analytics. Me alegrava ver os leitores visitando as matérias A, B, C. E me ensinava que tipo de conteúdo deveria ser feito e que as pessoas queriam ver.

Sites como o InfoMoney e o StartSe são grandes o suficiente para eu não perceber um grande problema que existe atualmente. Mas desde que eu comecei minha própria startup de mídia, me toquei de uma coisa: boa parte do tráfego da internet é feito de gente que não existe. Robôs. Simples assim.

Nos primeiros dias, era comum ter todo meu tráfego originado da Rússia. Só consegui me livrar deles quando comecei a ter tráfego suficiente para conseguir entender o que cada tráfego significava – os bots ainda existem, mas são um percentual ínfimo da audiência atualmente. O problema é que sites pequenos (que são a maioria na internet), porém, só possuem este tipo de audiência (negativa).

O Mobile Web Intelligence Report, da empresa Device Atlas, analisou o tráfego da web no primeiro trimestre de 2016 e descobriu que 48% da audiência da internet é feita de robôs, os famosos bots. O mais ativo é o Majestic-12, um varredor que supera Google, Bing e Yahoo.

Isso cria dois grandes problemas para os quais não temos soluções: como confiar em muitos números da internet se eles são distorcidos por questões como essas? E outra: com a quantidade de bots existentes na internet, o big data realmente é confiável? Essa é uma resposta que ainda precisa ser respondida.

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]