7 ferramentas gratuitas para sua startup

Avatar

Por Isabella Câmara

2 de agosto de 2016 às 02:05 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Quando você está começando um novo negócio, a disponibilidade de recursos financeiros é bastante restrita, porém a necessidade de serviços e ferramentas gigante. Afinal, é justamente nesses primeiros dias, que você precisa configurar a maior parte dos serviços essenciais para manter seu negócio funcionando como deveria, e evitar dores de cabeça lá na frente.

Nesse post eu seleciono 7 dessas ferramentas que possuem uma versão gratuita capaz de oferecer o que é preciso para um negócio em fase inicial, seja uma startup ou um negócio digital.

1. MailMarketing – MailChimp

Ok, esse é talvez a mais conhecida da lista. Quase todo negócio hoje precisa de uma boa ferramenta de mailmarketing. Sim, os marketeiros de plantão estão destruindo o email, mas ele ainda é uma das melhores formas de comunicação com seu público alvo e clientes, além de apresentar o melhor ROI de todos os canais da atualidade.

O MailChimp é a ferramenta que uso para o mail-marketing dos meus projetos. Com o preço baixo na versão paga, e um plano gratuito bastante razoável, é em minha opinião a pedida ideal para quem está começando um novo negócio.

Acesse aqui

2. Gestão de redes sociais – Buffer

Presença em redes sociais é mais do que uma necessidade, é uma obrigação para qualquer startup ou negócio digital. O Facebook concentra 25% do trafego da internet, e outras redes como Instagram, twitter, Pinterest e Linkedin, estão crescendo a cada, logo, por mais que você não precise estar em todas, você precisa estar naquelas que importa para o seu público.

O que significa que você provavelmente vai ter mais de um perfil social, em mais de uma rede. O Buffer entra para te ajudar exatamente nisso, através da gestão de postagens e um analytics simples porém poderoso, você consegue programar e acompanhar o desempenho dos seus posts em diversas redes sociais em um único lugar. O plano pago custa 10 dólares por mês e vale a pena.

Conheça o Buffer

Buffer do Empreenda

3. Conversar com seus clientes em tempo real – Tawk

Sabe aqueles chats em tempo real que estão em diversos sites? O mais popular deles para quem trabalha com negócios digitais hoje é o Olark, enquanto que para startups é o Intercom, porém em ambos os casos os preços podem ser meio proibitivos para quem está começando.

Por isso recomendo o Tawk.to é um sistema de chat para os visitantes do seu site (funciona no mobile também), simples, poderoso e totalmente gratuito. Uso ele no Empreenda Junto e não tenho do que reclamar, por isso recomendo para você de olhos fechados.

Ps. No blog do empreenda junto eu estou testando o Drift por hora a experiência tem sido bacana, mas como uso a pouco tempo ainda não me sinto confortável em recomendar.

Use o Tawk.To no seu site

4. Gestão financeira – QuickBooks Zero Paper

Não se engane, para um negócio ter sucesso uma boa gestão financeira é essencial, você pode contratar uma empresa como a Planos Meus para te ajudar nisso, mas mesmo nesses casos, ter um software que te ajude a manter um olho na saúde contábil do seu negócio é essencial.

Sim, você poderia usar uma planilha do excel ou google drive, mas vamos ser sinceros? Existem formas mais eficazes de lidar com isso, então use-as. E o Zero Paper é a minha indicação, simples, intuitivo, gratuito e em português. Tudo o que o seu negócio precisa para a gestão financeira nos primeiros meses ou até mais do que isso.

Acesse o ZeroPaper

5. Gestão de projetos – Trello

Assim como o Mailchimp, o Trello provavelmente não é nenhuma ferramenta “nova”, velho conhecido de quase todos que precisam trabalhar com projetos, o sistema simples que usa o estilo Kanbam, com cards, além de ser gratuito e fácil para o trabalho em equipes.

O Trello é o tipo de ferramenta que cumpre o que promete, então se você quer algo simples e funcional (e gratuito) para gerenciar os projetos do seu negócio, ele é a sua pedida.

Use o Trello você também

Trello

6. Comunicação interna – Slack

O Slack nasceu com o objetivo de substituir emails internos dentro de empresas. Usado por times de grandes corporações ou comunidades de empreendedores, é quase como se o WhatsApp tivesse sido transformado em uma ferramenta “for business”.

O sistema de mensagens é poderoso, confiável, permite envio de arquivos, rastrear mensagens antigas e evita a troca desnecessárias de emails. Além é claro do app mobile, web e desktop, permitir o acesso de qualquer lugar bastando acesso a internet. Se você trabalha com times, o Slack pode ajudar a atingir o tão sonhado “Inbox zero”, e aumentar a produtividade.

Use o Slack

7. CRM – Agile

CRM ou customer relationship management, é algo essencial para gerir suas vendas. Um software de CRM permite acompanhar cada cliente, processos, e funis de vendas. Além de automatizar boa parte do trabalho.

Existem diversas opções, sendo o Agile CRM uma das mais poderosas no plano gratuito. Desde gestão de leads e scores, até mailmarketing e funil de vendas, você vai ter tudo em um só lugar, vale a pena conferir como você pode tirar proveito dele no seu negócio.

Comece a usar o Agile CRM

Quer conhecer ainda mais ferramentas? Então clique aqui e acesse esse artigo com mais 7 ferramentas gratuitas e incríveis para o seu negócio!