Visão global: startup brasileira busca impactar 1 bilhão de pessoas
Por Isabella Marques
17 de novembro de 2017 às 11:42 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Recentemente tive o prazer de conversar com Rodrigo Schiavini, paranaense formado em análise de sistemas pela PUC, pós graduado em Gestão de Projetos pela FGV e entusiasta de inovação e tecnologia.
Com DNA de empreendedor Rodrigo veio ao Vale em Setembro do ano passado, logo após a venda de sua primeira startup – a Fbits, considerada a terceira maior plataforma de comércio eletrônico em seu segmento na época.
Durante o processo de venda ele se perguntou o que fazer depois – e decidiu mergulhar no ecossistema empreendedor – voltou a estudar e começou a consumir o conteúdo da StartSe, o que o ajudou a otimizar seu projeto.
Procurando estruturar sua nova startup ele veio ao Vale querendo entender como poderia melhorar sua ideia, e saiu daqui motivado a impactar 1 bilhão de pessoas. Mas como assim? Rodrigo aderiu a mentalidade do Vale de que todo produto/serviço que é acessível e democratizado para a sociedade, tem escala global! Então por que se limitar apenas ao Brasil? Sendo assim, criou a SmartHint, um sistema de recomendação inteligente de produtos que é integrado à plataforma de comércio eletrônico e já está presente na Argentina, Colômbia, Chile é México, além do Brasil.
Assumindo que o varejo só ganha na escala ele decidiu pensar a longo prazo ao invés de buscar retorno financeiro direto, como seus concorrentes faziam. Ele adotou uma estratégia onde cobraria apenas 10% do equivalente de mercado, com o intuito de democratizar o uso de sua ferramenta.
Mais um destaque da mudança no pensamento de Schiavini foi que antes de ir ao Vale, a idéia por trás da SmartHint seria de deixar a loja virtual mais inteligente para vender mais. Após o retorno, a mudança foi sutil, porém, mudou o sentido da nova empresa. Ao invés de deixar a loja virtual mais inteligente para VENDER MAIS, a nova proposta foi deixar a loja mais inteligente para VENDER MELHOR, desta forma, fidelizando o consumidor final para potencializar crescimento sustentável do varejo como um todo.
Com alto valor agregado e baixo valor de investimento, a ferramenta já conseguiu atender mais de 1.000 lojas virtuais e mais de 7 milhões de consumidores desde o seu lançamento em Fevereiro desse ano. Agora os planos de expansão contam com uma rodada de investimento smart-money, que quer dizer que além do dinheiro investido a empresa também busca que o investidor agregue em termos de acesso à rede e network. Nesse caso, um dos investidores, vai tocar a expansão na Europa à partir de 2019.
Rodrigo participou da primeira missão que a StartSe organizou no Vale do Silício, no ano passado. Na sua opinião o mais precioso da experiência no Vale foram as conexões formadas com as pessoas – a troca de conhecimento, experiências, feedbacks. Tudo isso o fez se questionar e ajudou demais no desenho de seu projeto.
Motivado a não deixar a chama desse network especial morrer ele organizou um grupo de Alumni’s do Vale para manter contato e continuar marcando encontros semestrais com a turma. Hoje a nossa comunidade de Alumni já conta com mais de 300 participantes, o que proporciona um network incrível.
A última reunião do grupo foi dia 6 de Outubro, na sexta-feira anterior ao Silicon Valley Conference, que tomou lugar em São Paulo. No evento ele ainda participou de um painel com outros colegas que também vieram ao Vale e estavam compartilhando suas experiências.
Além de tocar sua startup hoje Rodrigo também é diretor reginal Paraná da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e diretor do Founder Institute do capítulo de Curitiba, organização focada em desenvolver empreendedores talentosos.
Email de contato: rodrigo.schiavini@gmail.com
Faça como o Rodrigo e venha você também pro Vale do Silício

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários