Você deve mesmo colocar seus conteúdos em vídeo no YouTube?

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

8 de setembro de 2016 às 16:26 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Muita gente já tem conteúdos em vídeo ou está pensando em começar a produzir esse tipo de material e na maioria das vezes surge a dúvida: onde eu devo armazenar meus vídeos e qual a melhor solução para distribuí-los com qualidade? O YouTube é mesmo uma boa saída ou eu devo investir em um ambiente profissional e personalizado de acordo com meus objetivos?

Essas perguntas, apesar de não parecerem nada complexas quando você tem noção da sua verba e do teor dos seus vídeos, não devem ser respondidas apenas pensando-se financeiramente. Pois as vezes, a opção que parece mais em conta, pode acabar gerando mais prejuízos do que benefícios e colocando todo seu projeto em risco.

Portanto, antes de escolher qual plataforma usar, vale a pena considerar seus objetivos e as necessidades do projeto em termos de tecnologia.

Para te ajudar nesse ponto, separamos abaixo alguns objetivos que você pode estar querendo alcançar com seus vídeos e qual a melhor escolha no caso de cada um deles.

Dê só uma olhada:

Eu quero ganhar dinheiro

Se seu objetivo master está relacionado a monetização de conteúdo, seja pela venda, por redes de anúncio, assinatura ou visualizações, o YouTube definitivamente não é a melhor plataforma para você.

Essa rede, além de oferecer apenas a opção de veicular anúncios nos vídeos, gera uma remuneração baixíssima e mesmo assim, mediante a uma quantidade absurda de visualizações em um conteúdo. Traduzindo, para cada mil visualizações de um anúncio em seu vídeo, o YouTube te paga 1 dólar. E é só isso.

Com o conteúdo em uma plataforma profissional, você pode escolher a melhor forma de monetiza-lo, entrar em redes de anúncios diferenciadas e então ganhar muito mais do que conseguiria com o YouTube.

Eu quero apenas visibilidade

Se seu objetivo está relacionado apenas a conseguir visualizações e você não tem nenhuma outra pretenção ou exigência em relação a ele, então talvez o YouTube seja a melhor opção para você.

O YouTube funciona como uma rede social e para quem faz vídeos apenas por diversão ou não quer nenhum retorno com os materiais, é uma ótima ferramenta para conseguir visualizações e engajamento. Vale lembrar apenas que é preciso aliar o YouTube a outras estratégias de divulgação para ter o retorno esperado.

E quem usa uma plataforma profissional, além de todos os benefícios dela, também pode aproveitar esse ponto do YouTube, usando-o como meio de divulgação estratégico de conteúdos.

Quero que meu conteúdo ganhe destaque

Então, novamente é de uma plataforma profissional que você precisa. No YouTube ou outras ferramentas gratuitas o seu conteúdo fica totalmente à mercê da plataforma, em termos de anúncios, organização e visibilidade e isso pode representar um grande prejuízo.

Nesse tipo de plataforma pública você não controla quem aparece ao lado do seu conteúdo, não tem um canal especial e pode inclusive estar colaborando para a divulgação de seus concorrentes, já que eles podem aparecer com anúncios dentro do seu vídeo ou ao lado como vídeos sugeridos.

E se o vídeo da concorrência tiver mais visualizações que o seu, já sabe pra onde sua audiência vai, não é?

Preciso economizar dinheiro

Nesse caso, não há uma resposta muito bem definida para seu projeto em termos de plataforma. O YouTube é gratuito, vai te fazer economizar, mas ao mesmo tempo vai comprometer seu retorno com os vídeos, prejudicar outros pontos e então a economia pode acabar não compensando.

Enquanto isso, uma plataforma profissional pode custar um pouco, mas trazer um retorno muito melhor, que compensaria totalmente todo o investimento. Inclusive, empresas como a Samba já oferecem hoje soluções personalizadas para cada projeto que podem acabar sendo bastante em conta.

Vale pesquisar e realmente ver o que vale mais a pena.

Preciso que minha marca tenha um canal personalizado

Com certeza então você precisa de uma plataforma profissional. O YouTube impõe o padrão da plataforma a todos os materiais que você coloca nele, logo, cores, design e formato, e em termos de personalização, não permite nada além de colocar uma capa e um avatar.

Isso pode fazer seu conteúdo perder em credibilidade, organização, prejudicar sua visibilidade perante ao público e a concorrência e prejudicar inclusive a distribuição do material em outros locais, como seu site, blog e etc.


E aí? Te ajudamos a ficar menos indeciso?

Na grande maioria dos casos, vale muito mais a pena investir em uma plataforma profissional. Mas isso não significa que você não pode usar o YouTube aliado a ela! Dê uma olhada nesse artigo aqui para entender melhor.

E se você ainda precisa de mais detalhes sobre cada uma das opções e sobre as vantagens de uma plataforma profissional, dê uma olhada também nesse artigo sobre hospedagem e nesse com todas as instruções para criar um canal de conteúdo. Deixe também seus comentários com dúvidas ou considerações sobre o assunto! A gente adora conversar 😀

Mas caso você ainda tenha dúvidas sobre a especificidade do seu projeto ou já tenha se decidido pela plataforma profissional (ótima escolha!), entre em contato com a Samba para receber uma consultoria gratuita e encontrar a melhor solução de acordo com suas necessidades!