A Ginga brasileira é a que vai criar os unicórnios do nosso país

Da Redação

Por Da Redação

4 de agosto de 2016 às 13:01 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

*Por Bárbara Minuzzi

Nos últimos três meses estive viajando para estar o mais exposta possível a pessoas de mindsets diferentes, a empreendedores, investidores, startups, fundos de capital de risco e impact investing, passei por lugares diversos, da inusitada Islândia, a Hong Kong, China, Inglaterra, França, Brasil, Colômbia, etc. E é engraçado mas em qualquer lugar do mundo eles me perguntavam sobre o futebol. Eu sei que muitos brasileiros ficam bravos com os gringos que nos perguntam sobre futebol, samba e carnaval, mas é uma marca muito forte que temos e eles adoram. Talvez por isso, em um dos voos optei por assistir ao filme : “Pelé: Birth of a Legend”, e apesar das críticas negativas, amei e super recomendo ! Gostei do quanto eles enfatizaram a questão da “ginga”, descrevendo o estilo de jogo, algo que só o brasileiro por suas descendências e desenvolvimento mais primitivo tem e que teve o poder de encantar o mundo inteiro.

Ao assistir o filme, fiquei me perguntando sobre o impacto que ídolos como o Pelé, Ronaldo, Neymar, Kaká e tantos outros jogadores de futebol tiveram e tem para a nossa nação. O nível de esperança e de alegria que um ídolo trás para um país é surreal. Atletas que vieram de níveis de pobreza e que graças a sua paixão, desempenho e disciplina atingiram níveis estratosféricos de riqueza e de fãs, geram a toda uma população a esperança de que tudo é possível. No Brasil, onde 70% da classe C/D/E não possuí mais do que educação primária, poder sonhar em crescer e ser alguém bem sucedido por mérito próprio é algo que muda o ambiente presente e o futuro da nação. Se o impacto de um ídolo é tal que pode mudar a forma como milhões de pessoas acordam e agem de forma mais positiva e otimista e por consequência resultando num país melhor, me questiono a razão de termos ídolos tão mal-preparados para o sucesso e para toda a riqueza financeira que conquistam. Iniciativas que potencializem o que temos tradição e reconhecimento em sermos os melhores, como o futebol é o que deveríamos dar mais atenção, não somente como empreendedores mas como investidores e principalmente para aqueles que tem a pegada de impact investing como eu. O Pelé é responsável pelo “Complexo Pequeno Príncipe”, a iniciativa é muito bacana, mas quem eu realmente tiro o chapéu em termos de alto impacto e solução inovadora é o Ronaldo, o fenômeno ! Com a Ronaldo Academy, ele vem ao encontro com tudo que acredito em termos de potencializar os jovens a serem não somente atletas, mas cidadãos e quem sabe futuros ídolos.

A Ronaldo Academy é uma academia de futebol para crianças e jovens (entre 4 e 18 anos) com o objetivo de formar cidadãos através do futebol, visando estimular os jovens jogadores a lutarem pelos seus sonhos e tendo como missão tornar o mundo um lugar mais Fenomenal. Por acreditar no futebol como um forte veículo de transformação, a rede de academias tem uma metodologia desenvolvida com esse foco. A metodologia foi pensada com o grande objetivo de utilizar a prática do futebol para o desenvolvimento, formação e educação de crianças e jovens, dentro e fora do campo.

Além de formar atletas, buscam desenvolver nossos alunos em diversas áreas da vida. Designada de “DNA Fenomenal”, a metodologia das academias é inspirada na vida do jogador Ronaldo como pessoa e atleta. Baseada em seis pilares: objetivo, maturidade, educação, eficiência, foco e disciplina, é ensinada aos alunos de forma adaptada para cada faixa etária. A escala de aprendizado vai do Phenomenal 1 (sub-6 e sub-8) ao Phenomenal 4 (sub-16 e sub-18). As academias contam com ex-jogadores de futebol e profissionais de educação física diferenciados. Já são 58 franquias vendidas (22 no Brasil, 31 na China e 5 nos EUA), mas operam hoje apenas dez no Brasil e oito na China.

No lançamento, em abril do ano passado, a ideia era ter 100 escolas em cinco anos. A meta hoje parece modesta, e há conversas avançadas para entrar em países como Paraguai, Bolívia, Arábia Saudita e Emirados Árabes. Por meio do programa Estudante-Atleta, em parceria com a 2SV Sports & Education, a rede de academias oferece a oportunidade de seus alunos estudarem em universidades americanas. Além disso, todas as academias contam com Programa Funcional para Saúde e aproximação da família, desenvolvido pelo preparador físico Márcio Atalla e oferecido para pais e alunos da rede de franquias. Como ação social, todas as unidades da Ronaldo Academy têm 20% de suas vagas destinadas a alunos carentes.

Pensar em negócios que tenham um impacto real na nossa sociedade ou meio-ambiente, que possam ser escaláveis a nível global, que sejamos líder no mercado e que ainda seja possível ser disruptive é o que os empreendedores brasileiros deveriam estar buscando executar, ao invés de ficarem dando “ctrl+c” + “ctrl+v” em apps americanos para lançamento no mercado brasileiro, poderiam fazer melhor, destacando algo que somos bons em nosso país mas que pode ser lançando em tantos outros mercados. Aí concluo com a mensagem do filme, não podemos esquecer nossa “ginga”, e ela quem nos torna únicos e ela quem vai de fato gerar os unicórnios brasileiros.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!