Senhor deputado, empreendedores geram empregos e renda, sim!

Por Da Redação
27 de março de 2017 às 12:32 - Atualizado há 5 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Desde sexta-feira vem viralizando um tweet do deputado federal Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro, falando que “vende-se a ideia de que empresários criam empregos. As exigências sociais criam empregos”. Bom, seria lindo, se fosse verdade. Não é. A ideia que “vende-se” de que empresários criam empregos, é, olha só, verdadeira!
Não quero dizer que o pensamento dele está completamente errado. Não está. Você pode trocar “exigência social” por “mercado” e vai fazer mais sentido. Afinal, nenhum empresário consegue sucesso se lutar contra o mercado, contra o que a sociedade exige. É necessário um grande entendimento do que as pessoas querem e de validação do seu produto para, de fato, criar uma empresa sustentável e que gere empregos.
O empreendedorismo é a MELHOR forma de organizar a economia
Mas o que é o empreendedor e como ele gera empregos? De maneira muito simples, o empreendedor é a MELHOR forma de organizar a economia como conhecemos. Explico: supondo que uma “exigência social” exista em uma região. Uma pessoa na região vai identificar essa exigência social e tentar organizar as pessoas ao seu redor para suprir a exigência dessa sociedade.
Ou seja, ele vai montar uma empresa e prestar um serviço, produzir um produto, para que as pessoas daquela região consumam. E neste processo, empregar pessoas e ganhar dinheiro. Tudo isso foi possível pela figura do empreendedor. Ele pode ser o megaempresário bilionário ou o dono da padaria. Pode ser o rico local que resolveu expandir seus negócios ou o grupo de amigos pobres que se juntam para montar um negocinho.
Todos esses são empreendedores. E todos estão ajudando a economia a crescer, gerando empregos e melhorando a vida. O empreendedor é a pessoa que resolve tomar algum tipo de ação a respeito do que fazer, de como alocar os recursos e de suprir a demanda do mercado. O empreendedor, em outras palavras, é a unidade de organização da economia capitalista.
Uma economia socialista também é perfeitamente possível. Foi uma experiência de setenta anos na antiga União Soviética e em seus satélites. Nestes países, não existia a figura do empreendedor (na verdade, até existia, mas de forma clandestina). Nela, o governo estudava todas as informações e traçava um plano para organizar a economia.
Embora tenha “funcionado” por setenta anos e a União Soviética tenha rivalizado com os Estados Unidos neste período, a economia socialista nunca conseguiu ser tão eficiente na alocação de recursos quanto a capitalista. Haviam filas gigantes para conseguir poucos produtos, não havia inovação, bla, bla, bla…. isso é onde o pensamento de que empresário é irrelevante nos leva.
Na opinião do autor deste artigo, a situação da Venezuela é tão caótica que não consegue nem ser uma economia socialista. É só o pior governo já visto na América do Sul, de longe, do ponto de vista da economia.
Empreendedorismo não é exploração!
No Brasil, infelizmente, criou-se uma mentalidade de que o empreendedor é o “explorador”, como fruto de uma mentalidade anti-capitalista que temos. Longe disso. A grande maioria dos empreendedores trabalha até mais que seus funcionários, rala muito e tenta fazer sua empresa crescer cada vez mais.
A começar, eles são pessoas que veem além das necessidades básicas e inventam. Ninguém tinha “exigência social” de buscador até o Google surgir. Ninguém tinha “exigência social” de rede social até o Orkut surgir (e o Facebook logo depois). Ninguém tinha exigência social de muita coisa.
Bill Gates trabalhava mais de 10 horas por dia até nos sábados e domingos e demorou ANOS para tirar suas primeiras férias. Steve Jobs não fazia distinção do trabalho e da sua vida pessoal (era tudo uma coisa só). E tem milhares de exemplos famosos, que eu poderia ficar citando por horas e horas.
Exploração não é ter um chefe que é dono da empresa. Exploração é o trabalhador do Gulag soviético que era forçado a trabalhar para o “bem do país”. Exploração é ter uma carga tributária altíssima para sustentar uma burocracia pesada e corrupta. Exploração é ser obrigado a fazer pão e perder o seu dinheiro para não ir preso (aconteceu na Venezuela).
Criar uma sociedade mais desenvolvida
Para concluir o desabafo, queria ressaltar a minha crença de que o empreendedorismo pode TRANSFORMAR o Brasil em um país melhor, virar um país desenvolvido. E seria muito mais fácil se os empreendedores brasileiros não tivessem tantas amarras que os impedem de gerar empregos.
Isso começa com um ambiente político que compreenda a importância do empreendedor para o desenvolvimento. Gostaria que TODOS os políticos pudessem aprender com isso e nos ajudassem na missão, não apenas o deputado Chico Alencar. Se você é um político ou trabalha com um, por favor, me manda um e-mail (felipe@startse.com.br). Quero te ajudar a entender como você pode ajudar o Brasil.
E gostaria também que todos que querem empreender, buscassem seus sonhos. O StartSe trabalha pesado para que possamos ter um Brasil melhor, através de uma proposta educacional para capacitar empreendedores a gerarem mais empregos e renda. Recomendo aqui um de nossos e-books, o Startup de A a Z, que passa por alguns dos principais dilemas que envolvem esse mundo de empreendedorismo.
Obrigado por chegar até aqui e VAMOS TRANSFORMAR O BRASIL!
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários