Se você não tem muito costume de absorver conselhos, por favor: absorva!

Avatar

Por Lucas Bicudo

18 de julho de 2016 às 14:53 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Empreendedores tendem a ter uma rotina tão maluca que não sobra nem um tempinho para digerirem todos os conselhos e mentorias recebidas. Claro, o grosso é sempre abstraído, mas os pormenores que fazem toda a diferença acabam sendo deixados de lado. E isso impacta diretamente no sucesso de suas carreiras.

A questão é que empreendedores precisam aprender a equilibrar uma série de pratos na mão sem deixar que um sequer caia – e isso pode demandar além do esperado. É nesse momento, mais do que todos os outros, que toda ajuda e expertise somam no seu repertório – e negá-las pode ser algo bem problemático.

Para aqueles que estão iniciando, antes de se encontrarem completamente imersos no olho do furacão, aqui vão 6 conselhos que podem ser bastante úteis para caminhar rumo ao sucesso sem muitas surpresas.

1 – Não corra atrás da competição

Você gasta seu tempo se preocupando com o que a concorrência está fazendo? Se sim, desculpe lhe dizer: você não só está gastando seu tempo com besteira, como está direcionando esforços para algo que não vai fortalecer sua marca de maneira alguma. A grama do vizinho é sempre mais verde, somente porque ele está cuidando melhor dela do que você. Cuide do seu, faça o seu, fortaleça o seu. Com essa lição de casa e muita determinação, não tem para ninguém na concorrência. Nenhuma oportunidade será perdida.

2 – Não deixe seu ego te controlar

O ego é normalmente o que fica no meio entre um empreendedor destinado e um bom conselho. Claro, para cair nesse mundão, você definitivamente precisa ter o ego lá em cima e muita autoconfiança. Mas o exagero de qualquer virtude se torna um pecado e, isso mal dosado, pode ser uma problemática que todo mundo conhece. Um ego muito inflado se torna arrogância. Arrogância é um requisito mínimo a se livrar antes de começar a empreender.

3 – Não tome as críticas pessoalmente

Como empreendedores colocam bastante tempo e dedicação em um produto ou serviço, é difícil aceitar que outros possuam visões diferentes sobre algo que você está trabalhando tão arduamente. É de suma importância que se aprenda, nesse momento, a não tomar as críticas para si mesmo e tentar aprender o melhor com elas. É impossível agradar todo mundo o tempo todo. Críticas são uma parte muito natural do processo.

4 – Escolha o mentor correto

Você precisa de alguém a quem se espelhar e aprender. Fato. Para isso acontecer, é preciso conhecer o perfil e a tese do seu investidor antes de qualquer coisa, de modo que ela se alinhe com suas ambições. Participe de comunidades, fóruns, apareça, colabore, comente, seja amigo acima do interesse pelo dinheiro. Sobretudo, construa um relacionamento seguro para ambas as partes.

5 – Utilize serviços de inteligência artificial

Assistentes pessoais não são tão relevantes para alguns tipos de empreendedores. Mas serviços de inteligência artificial são – e muito, especialmente para atividades automatizadas, como responder seus e-mails, marcar compromissos e organizar sua agenda. Alguns desses serviços oferecem múltiplas personas, criando a melhor experiência de consumo possível. São vitais para manterem empreendedores no caminho certo, na hora certa, no momento certo. Ajudam definitivamente a se delegar melhor as horas do dia.

6 – Mantenha uma presença considerável nas redes sociais

Alguns empreendedores preferem não se expor e mantém suas vidas pessoais fora das redes sociais. O que eles não percebem com isso é que a presença nessas redes é quase que um dever hoje em dia. O Facebook hoje abriga o maior ambiente de negócios da internet – as pessoas majoritariamente procuram informações de suas marcas preferidas através da plataforma. Se você não possui tempo ou saco para organizar suas redes sociais, contrate alguém que o faça. Identidade visual hoje na rede é tudo.

(via Entrepreneur)

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]