Os 7 motivos para você começar um negócio próprio

Avatar

Por Júlia Miozzo

18 de junho de 2015 às 10:46 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Os motivos para ser um empreendedor são diversos – você está sob controle de si mesmo, de seu trabalho e seguir um sonho. Pensando nisso, o Entrepreneur separou alguns dos melhores motivos que devem te levar a abrir um negócio.

Confira:

Você encontrou uma solução melhor para algum problema

Essa é a base mais comum das startups de tecnologia – e por uma boa razão: é um dos requisitos para receber investimentos. Para atrair os fundos de venture capital, é preciso ter um sólido problema e uma solução muito melhor do que as já disponíveis.

A equipe dos sonhos se une

Quando pessoas talentosas que compartilham interesses e possuem habilidades que se complementam, grandes coisas nascem – é só tomar como exemplo Steve Jobs e Steve Wozniak e Bill Gates e Paul Allen.

Você está obcecado

Obsessão é a base para muitos empreendedores de sucesso. Se você é apaixonado por algo a ponto de pensar somente nisso, e acredita que mais ninguém sabe como fazê-lo, então cabe a você arriscar sua ideia no seu próprio caminho – como Elon Musk.

Quando a oportunidade aparece

O que é melhor? Arriscar passar o resto de sua vida se perguntando como tinha sido ou arriscar? Oportunidades nunca aparecem à toa e para qualquer pessoa, por isso o melhor é agarrá-la.

Você está desesperado

Existe uma boa razão para pessoas que cresceram sem nada a perder geralmente se tornarem grandes empreendedores: eles são muito motivados a tomarem riscos. Além disso, se ninguém pretende te contratar, o que você tem a perder?

Você possui experiência

Uma vez que você aprende como funciona o mundo dos negócios, possui ganhos e perdas sob a manga, sabe como um negócio funciona e é algo você sempre quis, essa razão já é suficiente – e é ainda melhor se corresponder a sua especialização.

Você conquistou algo em demanda

Ter experiência é uma boa razão para abrir um negócio, contanto que você esteja próximo do tipo de seu campo ou tenha uma proposta verdadeiramente diferenciada. Sua capacidade pode variar em diversos campos – mas fique atento se ele for um campo cheio e competitivo.

Pense que, em um mercado competitivo, consumidores devem enxergar uma proposta diferenciada e forte em seus produtos ou serviços para não buscarem outras alternativas.

Mensagem do StartSe:

Nós acreditamos que o EMPREENDEDORISMO vai mudar o mundo, sobretudo o Brasil – trazendo mais empregos, renda e prosperidade para o País. Tentamos apoiar os empreendedores através de uma ampla gama de cursos e eventos para ajudar a evitar dores comuns. Um desses cursos é o Startup de A a Z, que ajuda as pessoas a construírem negócios campeões, passando pelos principais temas necessários por uma startup. Não deixe de conhecer.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]