Por que investir em cursos online é uma aposta quente?

Avatar

Por Samba Tech Soluções em Vídeos Online

18 de outubro de 2017 às 13:35 - Atualizado há 3 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 16 a 19/Nov, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

O mercado online tem aberto inúmeras oportunidades de negócios digitais e alavancado o empreendedorismo digital a cada dia mais. E, com tantas áreas de atuação possível, uma das maiores tendências do mundo online, hoje, é pautado no ensino e disseminação de conhecimento. Se você domina um conteúdo ou já é gestor de um ensino presencial, você tem grande potencial para utilizar esse conhecimento para criar um curso online e ajudar muitas pessoas.

E se você ainda tem dúvidas a respeito da lucrabilidade ou da força de mercado desse empreendimento, pode ficar tranquilo: este artigo vai te ajudar a entender melhor o universo dos vídeos online.

No entanto, antes que qualquer coisa, é importante que você entenda a diferença entre os tipos de cursos online!

O curso online na prática

Quando falamos em curso online, estamos falando do EAD (ensino à distância) e dos cursos livres. Mas afinal, qual a diferença entre eles?

EAD

O EAD tem sido amplamente adotado pelas faculdades e chamado atenção: já se somam 3,8 milhões de alunos no Brasil, segundo o MEC, e de acordo com a Sagah, estima-se que essa conta fechará 51% dos estudantes do país até 2023.

Apesar de muita gente não achar que esse tipo de graduação equivale à presencial, hoje isso já foi desmistificado e podemos dizer com certeza que os alunos de ensino à distância têm o mesmo reconhecimento que os do ensino presencial e, inclusive, até o substituem em alguns casos.

Cursos livres

Outra grande aposta tem sido os chamados cursos livres. Apesar de não ser reconhecido pelo MEC, ele já é reconhecido pela legislação brasileira e até mesmo aceito por vários concursos públicos.

Mas o que são cursos livres e qual a sua diferença fundamental do EAD? Esse tipo de ensino visa especializações altamente pontuais, que objetivam profissionalizar e qualificar as pessoas para uma determinada tarefa ou trabalho. Ou seja: é muito mais abrangente que o EAD, podendo ir desde um curso sobre astrologia à aulas de mecânica.

Vantagens do curso online

Um dos pontos que coloca o curso online como um dos grande players de mercado são as inúmeras vantagens que ele traz.

Podemos começar falando de flexibilidade, por exemplo. Com o curso online, seja ele EAD ou livre, o professor consegue encaixar em sua rotina o momento de planejar, gravar, editar e publicar suas aulas, montando sua própria agenda. Da mesma forma, os alunos podem assistir ao conteúdo quando e onde quiserem, o que facilita o processo de aprendizagem.

Além disso, a economia é outro fator de peso nessa escolha. Com um curso online o professor pode gravar tudo diretamente de casa e não se preocupar com gatos como deslocamento e refeição, além de conseguir, também, uma economia de tempo devido à subtração dessas despesas. Por parte dos alunos, podemos perceber, além dessas, a economia no próprio ensino, uma vez que o curso online  é mais barato do que os cursos presenciais.

Outra vantagem super estratégica que torna o curso online uma aposta quente de mercado é a quebra de barreiras geográficas. Afinal, ao contrário de um um curso presencial, em que a maioria dos professores acabam lecionando apenas em sua cidade, com a potência da internet junto com o EAD ou os cursos livres, você consegue atingir alunos em qualquer lugar do globo!

Ainda outro ponto positivo dessa estratégia é a inovação! Ao investir em um modelo de ensino online, você mostra que está ligado à tecnologia a às suas inovações constantes.

Como as pessoas estão ganhando dinheiro com cursos online

Com a revolução dos vídeos online, as pessoas estão cada vez mais apostando no canal de vídeos, o lugar perfeito para criar seu curso online e ganhar dinheiro!

Com um canal próprio, você consegue vender seu conteúdo por assinaturas ou por módulos específicos, garantindo a segurança e a qualidade do seu produto. Essa revolução no modo de ensino já é uma tendência que traz frutos para quem decide adotá-la, como é o exemplo de casos como o Biologia Total, o Descomplica e o FisioPlay.

Assim como falamos, as possibilidades de conteúdo são inúmeras, mas, para te ajudar a se inspirar, separamos as profissões mais quentes para criar um curso online! É só clicar no link ou no banner abaixo para baixar o material!