7 filmes que podem lhe ensinar grandes lições sobre o mundo dos negócios

Avatar

Por Júlia Miozzo

23 de janeiro de 2015 às 13:19 - Atualizado há 6 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Entender o mundo dos negócios é essencial para qualquer empreendedor, mas sem prática essa acaba sendo uma tarefa difícil. Felizmente, o cinema é uma ferramenta interessante e que ajuda nesse processo, contando histórias que, fictícias ou não, ensinam lições e inspiram os que se interessam pelo mundo corporativo.

A história das gigantes Apple e Microsoft, por exemplo, é contada detalhadamente em “Piratas da Informática”, tal como a biografia do criador dos “i’s” que conhecemos, Steve Jobs – contado no filme jOBS.

Alguns filmes podem ter mais a mostrar do que outros e, por isso selecionamos os sete mais importantes e relevantes para o assunto:

1. Cidadão Kane

Como um garoto pobre acabou tornando-se o maior magnata da mídia americana? O filme retrata como Charles Foster Kane, após sua morte, construiu seu império midiático e toda a sua vida, enquanto um grupo de repórteres tenta decifrar o significado por trás da última palavra pronunciada por Kane.

O filme teve grande inspiração na história do americano William Handolph Hearst, fundador da Hearst Corporation. A empresa era proprietária de 28 jornais, entre eles o The New York Journal.

É inspiradora a maneira como Kane conquista tudo o que quer ao longo do filme, sem esquecer-se de sua infância e origem.

Dirigido por Orson Welles, 1941.

2. jOBS

Ashton Kutcher vive o visionário Steve Jobs na biografia do fundador da Apple, abordando desde seus tempos de faculdade, a criação do Atari e, finalmente, a ascensão do império Apple.

Entretanto, uma das críticas ao filme é o fato de colocarem Jobs como o único responsável pela criação da Apple, deixando Steve Wozniak de lado quando este é o maior responsável pelo sucesso que a Apple alcançou. A história da empresa é um pouco distorcida, mas sem deixar de lado o papel de Jobs em sua fundalção.

Dirigido por Matt Whiteley, de 2013.

3. A Rede Social

Como surgiu o Facebook e quem era Mark Zuckerberg antes dele? O filme aborda desde quando Mark era um estudante de Harvard e o modelo da rede social apenas uma utopia até o fenômeno mundial que o Facebook se tornou.

Para os que possuem uma grande ideia, o filme mostra o que foi preciso para que Mark tornasse-a a real – e quais as consequências do que fez.

Dirigido por David Fincher, de 2010.

4. Piratas da Informática

A história das maiores empresas da informática e maiores rivais, a Microsoft e a Apple, são retratadas no longa-metragem com estilo de documentário junto dos esforços de Steve Jobs e Bill Gates e a competição entre as empresas do Vale do Silício.

É um filme sobre os homens que fizeram do mundo da tecnologia o que conhecemos hoje, seguindo a mesma linha de “A Rede Social” e mostrando por tudo o que passaram até tornarem-se as maiores (e os maiores) do mundo.

Dirigido por Martyn Burke, de 1999.

5. Forrest Gump: O Contador de Histórias

Passando pela infância de Forrest e todas as fases de sua vida, o filme mostra a inspiradora história de um empreendedor: em todos os lugares, Forrest enxerga uma oportunidade.

Em um momento, funda uma famosa frota de pescaria de camarões após participar da guerra do Vietnã; no seguinte, incentiva as pessoas a correr; e finalmente, faz doações a todos e chega até a conhecer o presidente.

É um filme que mostra como as oportunidades de crescimento (e reconhecimento) estão por toda a parte, só bastando reconhece-las.

Dirigido por Robert Zemeckis, de 1994.

6. Chocolate

Quando a viúva Vianne e sua filha chegam a um vilarejo rígido e moralista, ambas são recebidas com um ceticismo e rejeição por todos da cidade. Apesar disso, ela abre sua loja de chocolates em frente à igreja local – e descobre como conquistar a simpatia de cada habitante com seus chocolates.

A maneira com que a personagem interpretada por Juliette Binoche rompe com as dificuldades que a cidade lhe impõe é uma lição importante a ser usada em seu negócio.

Dirigido por Lasse Hallström, de 2000.

7.O Poderoso Chefão

A história da família Corleone e sobre como se tornou uma das famílias mais poderosas do crime organizado ensina valiosas lições sobre os relacionamentos criados no mundo dos negócios, a lealdade e os laços criados.

Michael Corleone, que sempre evitou se envolver nos negócios do pai, se vê obrigado a ajuda-lo quando uma “guerra” que não mede limites entre as famílias da máfia começa – e os Corleone são ameaçados de todas as maneiras.

Independente dos obstáculos no caminho dos Corleone, o filme mostra quais as medidas e os esforços tomados para superá-los, algo constante no mundo corporativo.

Dirigido por Francis Ford Coppola, de 1972.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]