7 dicas simples para você aumentar sua produtividade

Avatar

Por Lucas Bicudo

3 de fevereiro de 2017 às 16:19 - Atualizado há 4 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Acredite: não é só você que dá para trás nas promessas do ano novo. Aliás, uma pesquisa feita pelo Statistic Brain mostra que apenas 9% das pessoas continuam firme com suas metas da virada de ano. Esse número sugere que criar uma resolução que você não irá se comprometer talvez seja uma perda de tempo.

Esse ano, tente algo um pouco diferente. Deixe de lado a pressão para mudar de vida e comece a fazer algo a respeito. Existem algumas maneiras de melhorar sua produtividade, limar distrações e observar resultados de verdade. Confira alguma delas:

1 – Tire o aplicativo de e-mail do seu celular

Sim, você leu certo. Remova o e-mail do telefone. Não confunda responder e-mail com ser produtivo. Verificar seu e-mail 10 vezes por hora é desnecessário. É uma distração que suga sua produtividade das coisas que realmente exigem atenção. Você ainda terá a capacidade de fazer login através de seu navegador, se absolutamente necessário. Verificar o e-mail apenas duas ou três vezes por dia de seu computador vai melhorar sua capacidade de se concentrar em tarefas mais importantes.

2 – Não use o celular na cama

Qualidade e quantidade de sono são vitais, tanto para sua saúde, quanto para sua produtividade. Ficar com o celular na cama afeta ambos – e de um jeito pejorativo. A luz que seu celular emite dificulta que o seu cérebro entenda que é de noite. Faça de seu quarto um ambiente realmente relaxante. Coloque seu celular para carregar longe de você.

3 – Reveja com que frequência você usa suas redes sociais

É quase impossível resistir a esse vício de checar todos os likes e comentários nos feeds de suas redes sociais. Esse pequeno hit de dopamina que você sente cada vez que uma notificação aparece te distrai de tudo o que você estava fazendo. Reveja a frequência com que você checa suas redes sociais. É legítimo ignorar completamente as notificações da tecnologia e simplesmente estar presente à beleza do mundo ao seu redor por alguns momentos.

4 – Deixe seu celular de lado em reuniões

Levar seu celular para reuniões e ficar navegando nele durante a discussão é uma incrível perda de tempo. Você não só irá perder o conteúdo, quanto irá parecer um completo babaca. Todo mundo merece o mínimo da sua atenção, aquela que você espera quando é sua vez de falar. Sério mesmo: para que você está lá se não está presente, de fato? Encoraje todo mundo ao seu redor a adotar essa medida. Você ficará surpreendido o quanto atender uma reunião livre do seu celular fará dela mais curta e produtiva.

5 – Deixe de compulsoriamente visitar páginas que te distraiam

Estamos falando aqui de papo de progresso. Fazer do seu dia algo que não esteja alinhado com essa missão é uma perda de tempo.

6 – Escreva seus e-mails no Word e então envie-os

Você está escrevendo um e-mail quando: PING! PING! PING! Você recebeu outras mensagens. Não é nada mais contra produtivo do que ficar sendo notificado com novos e-mails. Quem pode ser? O que eles querem? Talvez seja importante. Na verdade, é alguém confirmando presença em uma reunião que só acontecerá daqui duas semanas. Parar de escrever, para checar o que chega a cada minuto, interrompe completamente sua linha de raciocínio. Rascunhe no Word, deixe o e-mail desligado. Quando você for enviar, você aproveita e checa as novidades.

7 – Foque apenas entre 3 a 5 tarefas importantes durante o seu dia

Faça uma pequena lista de três a cinco coisas que você quer fazer cada dia – não mais que isso. Faça uma lista do que você precisa resolver todas as manhãs. Obtendo apenas um feito é um dia ruim; dois é um bom dia; três um grande dia. Este truque é interessante porque é realmente menos sobre como fazer uma lista de tarefas e mais sobre esclarecer e aperfeiçoar suas prioridades.

(via Entrepreneur)

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]