10 hábitos que você deve eliminar de sua rotina

Autocontrole tem profundas implicações em uma caminhada de sucesso e serve como fundamento para uma forte ética de trabalho

0
shares

Superar hábitos ruins requer bastante autocontrole – bastante autocontrole, de novo! Uma vez superados, entretanto, não há quem diga que não valha a pena. Autocontrole tem profundas implicações em uma caminhada de sucesso e serve como fundamento para uma forte ética de trabalho e aumento de produtividade. É como um músculo, que você precisa exercitar para crescer. Pratique esse exercício diariamente e elimine hábitos como:

1 – Usar seu smartphone, tablet ou computador na cama

Esse é um daqueles que as pessoas não percebem o quanto prejudica o sono e, consequentemente, a produtividade. A chamada "blue ligh"t tem um importante papel no seu humor e energia. Durante a manhã, a luz solar contém grande concentração dessa "blue light" e quando seus olhos são expostos, ela interrompe o hormônio do sono, conhecido como melatonina, fazendo com que você fique alerta, ou em outras palavras, pronto para o dia. Durante a tarde, a luz solar já possui menor incidência de "blue light", o que já permite que seu corpo volte a produzir melatonina e relaxe. À noite, seu cérebro não está preparado para exposição e só quer descansar.

É aí que entra o ponto x da questão. Grande parte de nossos aparelhos, sejam eles smartphones, tablets ou computadores, emitem uma quantidade considerável de "blue light" diretamente na sua cara. Essa exposição atrapalha na produção de melatonina e interfere diretamente na qualidade do seu sono. E como todos sabemos, uma noite mal dormida possui efeitos desastrosos.

2 – Navegar impulsivamente pela internet

Leva 15 minutos contínuos exercitando seu foco para que você possa completamente se engajar em uma tarefa. Quando você consegue, você atinge um estado de produtividade eufórica chamado de “fluxo”. Pesquisas mostram que pessoas no estado de “fluxo” costumam ser cinco vezes mais produtivas do que pessoas que não atingiram esse nível de concentração. Quando você interfere seu trabalho para verificar uma notícia, o seu feed no Facebook ou até mesmo o placar de um jogo que está acontecendo, você sai do “fluxo”. Isso significa que você terá de passar por mais 15 minutos focando continuamente para que volte ao estado de concentração que seu trabalho requer. Faça isso várias vezes e experimente um dia inteiro sem conseguir entrar no "fluxo". Esse é um hábito que precisa ser podado.

3 – Checar seu telefone durante uma conversa

Nada tira tanto o tesão de uma pessoa durante uma conversa quanto ser interrompida porque você checou uma mensagem ou porque o seu telefone te atentou mais do que aquela interação. Quando você se compromete com uma conversa, foque toda sua energia nessa conversa. Você verá que interagir com outras pessoas se tornará uma atividade mais prazerosa quando você der a atenção necessária.

4 – Usar vários tipos de notificações

Vários tipos de notificação pipocando durante o seu dia pode se tornar um verdadeiro pesadelo de produtividade. Se você se atentar a cada e-mail ou mensagem que chega no seu smartphone, você não consegue se concentrar em nada. Estabeleça horários para a atividade e enquanto você estiver fora deles, coloque sua atenção no que você está fazendo.

5 – Dizer “sim” quando você deveria dizer “não”

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia mostra que quanto mais dificuldade você tem de dizer não, mais provável que você tenha maiores índices de estresse e depressão – que são grandes inimigos do autocontrole e sem ele, tudo que estamos falando vai por água abaixo. Dizer não para novos compromissos honra os seus já existentes e te dá a oportunidade de completa-los com sucesso. Tenha em mente que dizer não é um ato de autocontrole.

6 – Ficar pensando em pessoas tóxicas 

Toda vez que você se encontrar pensando em um colega de trabalho ou pessoa que faz seu sangue ferver, vá na via contrária e pense em alguém que você é grato por ter na vida. Se existe pessoas que merecem seu cuidado e atenção, para que direcioná-los a quem não? Elimine as pessoas tóxicas da sua vida.

7 – Fazer várias coisas em reuniões

Você nunca deve se dedicar a algo pela metade, especialmente em reuniões. Se uma reunião não merece sua atenção, então você não deveria estar nela em primeiro lugar. Se ela requer que você esteja de corpo e alma, então esteja de corpo e alma. Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode criar a impressão de que você é mais importante do que todo mundo que está atendendo a ela, o que não é o caso.

8 – Falar dos outros

Essa é simples: existe tanta positividade e tanta gente interessante no mundo para que você gaste seu tempo rebaixando outras. Deve servir como um mantra.

9 – Esperar para agir até que você saiba que vai suceder

Nós temos a tendência de congelar quando é hora de começar algo, porque sabemos que nossas ideias não são perfeitas e podemos estar nos colocando em uma enrascada. Mas como nós podemos produzir algo, de fato, se não nos damos a chance de começar e tempo para evoluir nossas ideias? O autor Jodi Picoult resumiu bem a importância de evitar o perfeccionismo: “Você pode editar uma página ruim, mas você não pode editar uma página em branco”.

10 – Se comparar com outras pessoas

Quando o seu senso de prazer e satisfação é derivado de componentes terceiros, você não domina mais o curso de sua própria felicidade. Seja seu próprio capitão.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

(via Entrepreneur)

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários

Mais em Para Empreendedores