8 coisas que pessoas produtivas fazem todos os dias

Pessoas produtivas não se desesperam e antecipam o que pode atrapalhá-las em suas caminhadas rumo ao sucesso

0
shares

Pessoas extremamente produtivas não são assim por acaso ou por algum acidente radioativo. Não estamos falando de um super poder, mas sim de hábitos que são conquistados um dia após o outro. Hábitos que maximizam cada minuto de seu dia e te tornam mais produtivos.

1 – Foque em uma coisa por vez

Pessoas multitarefas conseguem fazer mais de uma coisa por vez, resolvem sua vida numa tacada só. Mentira. Pessoas multitarefas limitam a qualidade e produtividade de seu trabalho. Tentam de uma vez só resolverem mil problemas e – se você não sofreu o tal do acidente radioativo – isso é praticamente impossível. O jeito é simples: jogue toda sua energia em uma coisa só e a realize com esforço e paixão. Dessa maneira você conseguirá resolver um problema de cada vez, com atenção devida e qualidade de todo seu potencial. É um modo mais fácil também de se organizar, saber o que tem feito e o que precisa ainda fazer.

2 – Elimine distrações

Focar em uma tarefa de cada vez não vai funcionar se seu celular estiver constantemente te interrompendo com mensagens pessoais ou notificações sobre o jogo de ontem. Ao focar em uma atividade, foque somente nela e esqueça o que está acontecendo em sua volta. Em casos de emergência, não se preocupe, você será alertado devidamente. O resto é resto e não há necessidade de sua atenção naquele momento. Elimine todos os tipos de distração quando você está focando em algo. O alt+tab para o Facebook não vai te ajudar em nada, além de distraí-lo do seu foco principal. Isso gera atrasos – e consequências no seu plano de ser mais produtivo.

3 – Antecipe coisas que podem se transformar em uma dor de cabeça

Pessoas produtivas antecipam coisas que podem se transformar em uma dor de cabeça. O que isso significa? É de manhã, você acordou cedo e tem algumas horas até ir trabalhar. Você procrastina. O dia começa, é cheio de tarefas e a noite você só quer saber de chegar em casa e colocar os pés para cima no sofá, mas tem uma incrível pilha de louça te olhando e começando a cheirar mal. Por que não resolveu esse problema naquele momento de procrastinação? Antecipar suas dores pode te ajudar a maximizar cada minuto do seu dia. Se a louça tivesse sido lavada lá de manhã, rapidinho, no momento em que você não estava fazendo nada, ao chegar em casa você teria o devido descanso. Pense algumas horas adiante do seu dia e veja onde quer estar. O que estiver impedindo de isso acontecer antecipe e elimine a eventual dor de cabeça.

4 – Balanceie trabalho com tempo livre

Trabalho, trabalho e trabalho não é sinônimo de produtividade. Todo excesso de virtude é um pecado. É importante que você contrabalanceie suas horas de trabalho com suas horas de tempo livre, dedicando-se a família, ao prazer, ao exercício, a simplesmente relaxar. Quando você voltar ao trabalho, acredite, com o vigor em dia você se tornará muito mais produtivo.

5 – Cheque sua inbox em momentos pré-estabelecidos

Responder e-mails quando eles chegam ou quando você simplesmente lembra deles realmente pode tirar o foco daquilo que você está fazendo. Marque horários para checar sua inbox, estabeleça o quanto da sua atenção você dará para cada mensagem. Aquelas que realmente necessitam da sua atenção terão ela, no momento certo. Trate o e-mail como qualquer outra tarefa que necessita do seu foco total - e não visitinhas esporádicas para ver como as coisas andam.

6 – Evite reuniões longas a todo custo

Grande parte das reuniões não possuem um objetivo claro e são perda de tempo. Aprenda a ser assertivo no que diz respeito à essa questão. Atenda apenas reuniões que possuem um motivo claro para acontecerem e já estão pré-estabelecidas. Designe uma agenda, um moderador, a missão de cada um.

7 – Delegue o máximo possível

Se depois de cumprir as dicas anteriores, você ainda não tem tempo suficiente para matar toda sua lista de afazeres, delegue-as. Você tem em mente seu futuro, agora é a hora de ter a noção de que ninguém chega ao sucesso sozinho. Terceirize tarefas auxiliares às que você está comandando. Peça ajuda, faça networking. Isso é tão importante quanto abaixar a cabeça e pôr a mão na massa.

8 – Nutra-se com uma rotina matinal

A não ser que você seja uma pessoa que ama o período da manhã, acordar mais cedo é algo que pode ser problemático. Entretanto, se você acordar de boa com a vida um tempinho antes de ter que ir trabalhar, você entenderá o valor do hábito. Te dá a oportunidade de se preparar mentalmente para o dia, além de ter um belo café de manhã e se vigorar para o resto de suas tarefas.

E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook!

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários