Waymo anuncia a cidade que receberá sua fábrica de carros autônomos

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

24 de abril de 2019 às 11:02 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A Waymo, unidade de carros autônomos da Alphabet, anunciou, nesta terça-feira (23), mais detalhes sobre sua nova fábrica 100% dedicada aos veículos. A empresa abrirá uma operação na cidade de Detroit, nos Estados Unidos. O objetivo é construir carros autônomos de nível 4 — que dirigem sozinhos mas podem solicitar ao motorista para assumir o controle em algumas circunstâncias. 

Em janeiro deste ano, a Alphabet já havia anunciado a expansão da Waymo. O projeto foi aprovado pela Michigan Economic Development Corporation (MEDC), que contribuiu com a doação de um incentivo de US$8 milhões. Em contrapartida, a Waymo se comprometeu a criar no mínimo 100 novos empregos.

Estamos entusiasmados por nos unir à vibrante comunidade de Detroit, ajudando a desempenhar um papel no futuro da indústria automotiva na cidade onde tudo começou”, afirmou a empresa em um comunicado. Durante grande parte do século XX, Detroit foi considerada a capital do automóvel nos EUA.

A Waymo ainda informou que fará uma parceria com a American Axle & Manufacturing para reaproveitar uma instalação existente da companhia. “Ao optar por estabelecer suas novas instalações em Detroit, a  Waymo impulsiona a cidade e coloca ainda mais Michigan como líder em mobilidade e o epicentro da fabricação de automóveis avançados”, disse Gretchen Whitmer, governadora do estado.

Segundo ela, diversas empresas do Vale do Silício estão indo para Michigan à medida em que percebem as vantagens que o estado oferece. “Recursos de engenharia de alta tecnologia, pesquisa e design de alto nível e uma força de trabalho altamente qualificada combinada com baixo custo de vida e baixo custo de fazer negócios”, afirmou Whitmer.

Outra novidade é sobre a parceria da Waymo com a companhia de solução automotivas Magna. As empresas construirão versões autônomas dos modelos Jaguar Land Rover e Fiat Chrysler.