Walmart inaugura robôs inteligentes que escaneiam prateleiras das lojas

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

18 de fevereiro de 2019 às 17:35 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O Walmart está testando uma nova ferramenta em uma de suas lojas. De acordo com o Tampa Bay Times, a varejista implantou, na cidade de Jacksonville, pequenos robôs que monitoram as prateleiras para identificar espaços vazios ou preços desatualizados. Automaticamente, os novos ajudantes conseguem gerar relatórios e alertar os funcionários sobre itens que precisam ser reabastecidos.

Em entrevista ao Tampa Bay Times, Phillip Keene, diretor de comunicações corporativas do Walmart, afirmou que a companhia pretende, depois de testes bem-sucedidos, adotar os robôs em outras lojas em breve.

O executivo acredita que a nova tecnologia não está roubando o trabalho dos funcionários, mas realizando uma tarefa rotineira para que eles se tornem mais livres para interagir com os clientes. “Ainda existem muitas pessoas que gostam de entrar em uma loja e fazer compras. Que querem tocar, sentir e gostar do ambiente e da interação”, disse.

Além dos robôs, o Walmart tem investido em uma série de iniciativas para tornar seus processos mais ágeis por meio da tecnologia. Em outubro de 2018, a companhia anunciou sua primeira loja sem caixas nos Estados Unidos. Pouco depois, falou sobre o seu Laboratório de Inteligência do Varejo e iniciou testes com câmeras nas prateleiras de uma unidade em Nova York. Além disso, firmou parcerias com a Ford e Microsoft para transformar o setor.