Volvo faz parceria com empresa de logística para transporte autônomo de mercadorias

Por Isabella Carvalho
14 de junho de 2019 às 11:39 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Volvo anunciou uma parceria com a DFDS, empresa de transporte e logística dinamarquesa, para o transporte de mercadorias com o Vera, caminhão autônomo da montadora. Os produtos serão levados em contêineres do centro de logística da DFDS para o terminal portuário em Gotemburgo, na Suécia.
“Vemos essa colaboração como um começo importante e queremos promover o progresso nessa área. O Vera pode ter um limite de velocidade, mas nós não: os testes vão começar e nossa intenção é implementar a solução nos próximos anos”, disse Mikael Karlsson, vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks. Segundo o executivo, o transporte autônomo com baixos níveis de ruído e zero emissão de poluentes desempenha um papel importante para o futuro da logística.
A DFDS usará os caminhões da Volvo para transportar os contêineres em uma rota pré-definida e a uma velocidade máxima de 40 km/h. Os veículos serão monitorados remotamente por um operador em uma sala de controle. O Vera foi apresentado em 2018 pela Volvo Trucks e projetado para tarefas repetitivas em centros logísticos, fábricas e portos.
“Queremos estar na vanguarda do transporte autônomo e conectado”, disse Torben Carlsen, CEO da DFDS. “Essa colaboração nos ajudará a desenvolver uma solução eficiente, flexível e sustentável de longo prazo para receber veículos autônomos que chegam aos nossos portões – beneficiando nossos clientes, o meio ambiente e nossos negócios”.
Iniciativas semelhantes
Nos últimos meses, a Volvo também anunciou outras iniciativas com caminhões autônomos. Em outubro do ano passado, a companhia entregou sete unidades do Volvo VM equipado com a tecnologia para o Grupo Usaçucar, de Maringá. Os veículos rodam sozinhos quando estão em áreas restritas, sem trânsito e dentro das lavouras de cana de açúcar. Pouco tempo depois, a Volvo realizou um acordo com a Brønnøy Kalk para que seis de seus caminhões autônomos transportem calcário em um trajeto de cinco quilômetros de estradas e túneis.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários