Volvo faz parceria com empresa de logística para transporte autônomo de mercadorias

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

14 de junho de 2019 às 11:39 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Volvo anunciou uma parceria com a DFDS, empresa de transporte e logística dinamarquesa, para o transporte de mercadorias com o Vera, caminhão autônomo da montadora. Os produtos serão levados em contêineres do centro de logística da DFDS para o terminal portuário em Gotemburgo, na Suécia.

“Vemos essa colaboração como um começo importante e queremos promover o progresso nessa área. O Vera pode ter um limite de velocidade, mas nós não: os testes vão começar e nossa intenção é implementar a solução nos próximos anos”, disse Mikael Karlsson, vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks. Segundo o executivo, o transporte autônomo com baixos níveis de ruído e zero emissão de poluentes desempenha um papel importante para o futuro da logística.

A DFDS usará os caminhões da Volvo para transportar os contêineres em uma rota pré-definida e a uma velocidade máxima de 40 km/h. Os veículos serão monitorados remotamente por um operador em uma sala de controle. O Vera foi apresentado em 2018 pela Volvo Trucks e projetado para tarefas repetitivas em centros logísticos, fábricas e portos.

“Queremos estar na vanguarda do transporte autônomo e conectado”, disse Torben Carlsen, CEO da DFDS. “Essa colaboração nos ajudará a desenvolver uma solução eficiente, flexível e sustentável de longo prazo para receber veículos autônomos que chegam aos nossos portões – beneficiando nossos clientes, o meio ambiente e nossos negócios”.

Iniciativas semelhantes

Nos últimos meses, a Volvo também anunciou outras iniciativas com caminhões autônomos. Em outubro do ano passado, a companhia entregou sete unidades do Volvo VM equipado com a tecnologia para o Grupo Usaçucar, de Maringá. Os veículos rodam sozinhos quando estão em áreas restritas, sem trânsito e dentro das lavouras de cana de açúcar. Pouco tempo depois, a Volvo realizou um acordo com a Brønnøy Kalk para que seis de seus caminhões autônomos transportem calcário em um trajeto de cinco quilômetros de estradas e túneis.