Volvo produz carros elétricos com cobalto reciclado e rastreado com blockchain

Por Tainá Freitas
2 de agosto de 2019 às 15:51 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Volvo produziu os primeiros carros elétricos com cobalto reciclado e rastreado pela blockchain. O rastreamento de objetos é uma das aplicações possíveis para a tecnologia, que possui capacidades muito além da realização das transações de criptomoedas. As informações são da Reuters.
O uso do cobalto reciclado foi na China, na fábrica de Zhejiang – a Volto pertence ao grupo chinês Geely. A blockchain utilizada foi da empresa britânica Circulor, com colaboração da Oracle. O cobalto utilizado é originado do Congo, um dos maiores mineradores do metal.
Rastrear o cobalto no Congo não é um interesse apenas da Volvo. A empresa está se juntando a um projeto da Ford, IBM e RCS Global. A questão envolve responsabilidade: o rastreamento tem o objetivo de garantir que o metal não tenha sido extraído a partir de mão-de-obra ilegal, como o trabalho infantil.
Como a blockchain é, por natureza, criptografada e “aberta”, a expectativa é que os compradores dos carros saibam o caminho percorrido pelo minério e ajude a manter a iniciativa dos carros elétricos “limpa” já na fabricação.
O rastreamento pela blockchain
Além de metais e minérios, o rastreio a partir da blockchain está sendo utilizado principalmente na agricultura. A intenção é que os consumidores saibam a plantação de origem e todo o caminho realizado até chegar aos seus pratos.
Ainda na China, uma iniciativa está sendo realizada desde 2017 pela IBM (novamente), Walmart e JD.com (e-commerce do Alibaba), chamada de “Blockchain Food Safety Alliance”. A intenção é identificar produtos e garantir a qualidade deles, diminuindo problemas como intoxicação alimentar.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários