Volocopter cria aeronave autônoma para transporte de cargas pesadas

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

30 de outubro de 2019 às 10:46 - Atualizado há 1 ano

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Depois de realizar seu primeiro teste do táxi-aéreo autônomo  no aeroporto internacional de Helsinque, na Finlândia, a Volocopter apresentou o VoloDrone, novo veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) projetado para carregar cargas pesadas sem um piloto a bordo.  

A aeronave tem um design parecido com os aviões de passageiros desenvolvidos pela empresa. No lugar de uma cabine para pessoas, existe uma plataforma retangular e achatada. O veículo é capaz de transportar cargas de até 200 kg e pode ser controlado remotamente ou seguir uma rota pré-definida em modo autônomo.

“Nosso negócio principal continua sendo a mobilidade aérea urbana e o transporte de passageiros. No entanto, a plataforma tecnológica do Volocopter pode agregar um valor extraordinário a uma variedade de aplicações adicionais. Com o VoloDrone, Christophe [engenheiro-chefe] e sua equipe estão trazendo os benefícios da nossa tecnologia para o espaço de logística, agricultura, infraestrutura e serviços públicos ”, disse Florian Reuter, CEO da empresa, em um comunicado.

Segundo a startup, o VoloDrone poderá ser usado para transportar itens em locais remotos, levantar peças volumosas em obras e até mesmo atuar em grandes plantações. A empresa realizou seu primeiro teste de voo com o veículo em outubro deste ano, mas não divulgou uma previsão de lançamento.