Volkswagen lança WeShare, serviço de compartilhamento de carros elétricos

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

27 de junho de 2019 às 12:19 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Já pensou em, ao invés de pedir um carro com motorista por aplicativo, encontrar um carro elétrico na rua e utilizá-lo por apenas alguns centavos por quilômetros? Essa é a realidade que os cidadãos de Berlim, na Alemanha, poderão experimentar. A Volkswagen lançou o “WeShare”, serviço de compartilhamento de carros elétricos.

O serviço tem início nesta quinta-feira (27) e conta com 1.500 versões elétricas do Golf. Por enquanto, o serviço está disponível apenas em uma área de 150 km² que vai do centro até a linha do trem de Berlim. A expectativa é de expandir o serviço na cidade em breve, adicionando mais veículos a frota – 500 veículos da versão elétrica do up! são esperados no início do ano que vem.

O planejamento prevê que o WeShare seja expandido para outra cidade da Alemanha, Hamburgo, e para Praga em 2020. Mais um veículo deve integrar a frota – a versão elétrica do ID.3 que deve ser lançada no meio de 2020.

Os clientes são cobrados com uma tarifa de 19 centavos de euro por minuto. Eles devem ter o mínimo de 21 anos, carteira de motorista com um ano, smartphone, cartão de crédito e um endereço registrado na Alemanha.

“Com o WeShare, nós adaptamos o compartilhamento de veículos para atender às necessidades dos usuários: fácil de usar, com 100% da operação elétrica”, afirma Christian Senger, membro do conselho diretor da Volkswagen em serviços digitais e automotivos, no anúncio. “Com uma oferta tão consistente e ampla, nos destacamos da competição. Nós estamos excepcionalmente bem-posicionados para participar do mercado de compartilhamento de veículos, que está em expansão”.

O crescimento deste mercado é mensurável. Segundo a Volkswagen, o número de usuários de carsharing na Alemanha era de 180 mil pessoas em 2010 e aumentou para 2,46 milhões no início deste ano.