Volkswagen lançará carros “tão bons como os Teslas, pela metade do preço”, diz CEO

Herbert Diess promete o lançamento dos carros para 2020, sem mencionar detalhes sobre seus modelos e capacidades; a montadora investirá US$ 40 bi no setor em cinco anos

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

29 de outubro de 2018 às 17:58 - Atualizado há 1 ano

O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, afirmou que a montadora fará carros “que podem fazer tudo como os Teslas pela metade do preço”, segundo o Electrek. O lançamento dos veículos está previsto para 2020. O CEO da Volkswagen deu essa declaração no programa alemão “Maybrit Illner”, da emissora ZDF. Diess já havia se pronunciado sobre a Tesla no ano passado ao afirmar que a enxerga como sua principal competidora.

Ainda em 2017, a montadora anunciou que investirá US$ 40 bilhões em carros elétricos, autônomos e serviços de corrida por aplicativo nos próximos cinco anos. Segundo a Reuters, a Volkswagen está prevendo a venda de três milhões de veículos elétricos por ano até 2025, entre 50 opções de modelo.

Hoje, a Tesla se destaca no setor por oferecer veículos totalmente elétricos e com níveis de autonomia no mercado, enquanto as montadoras mais tradicionais estão começando a se arriscar nos carros híbridos e elétricos. Em 2017, o Tesla Model S foi o carro elétrico mais vendido nos Estados Unidos (com cerca de 27 mil veículos vendidos) , seguido pelo Chevrolet Bolt da GM e pelo Model X, também da Tesla. Os dados são do Statista.

Já no Brasil, essa é uma realidade que está começando a despontar – em 2017, 3.296 veículos foram vendidos, de acordo com a Associação Nacional de Veículos Automotores. Já a edição deste ano do Salão do Automóvel reunirá o maior test drive de veículos elétricos do Brasil – a BMW, CAOA Chery, KIA, Mitsubishi e Renault estão entre as montadoras confirmadas no evento. A estimativa é que mais de 5 mil testes sejam realizados.

A iniciativa fará parte da vertical de “New Mobility” do evento, que contará com uma Startup Village promovida pela StartSe – saiba mais.