Empresa russa testa óculos de realidade virtual em vacas para que produzam mais leite

A realidade virtual está sendo utilizada para simular campos no verão e melhorar o estado emocional dos animais, o que pode aumentar a produção

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

27 de novembro de 2019 às 17:54 - Atualizado há 3 meses

Uma imagem tem viralizado na internet: a de vacas utilizando óculos de realidade virtual. O experimento foi divulgado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação de Moscou, na Rússia. De acordo com um comunicado do governo russo, a fazenda local RusMoloko está testando a utilização de óculos com realidade virtual para melhorar a qualidade de vida das vacas e aumentar a produção de leite.

Óculos de realidade virtual para humanos foram adaptados para servirem nas vacas. Os acessórios simulam a visão de campos, que ressaltam as cores que deixam os animais mais confortáveis. Os óculos melhoram a percepção dos tons vermelhos e enfraquecem tons frios, como azul e verde.

O experimento foi baseado na ideia de que as vacas produzem mais leite em ambientes calmos e quando estão em um bom estado emocional. Ainda de acordo com o comunicado, algumas fazendas na Rússia reproduzem música clássica em caixas de som para relaxar os animais.

Segundo uma análise da Universidade de Wageningen, na Holanda, as condições ambientais impactam significantemente na qualidade e quantidade de leite produzido pelas vacas.

Os resultados experimentais mostram uma diminuição de ansiedade e melhorias emocionais dos rebanhos.