Um segredo atrás da placa da sede é uma das chaves do sucesso do Facebook

Não há como negar, porém, que o Facebook aprendeu a lição: a empresa é uma das mais inovadoras do mundo

Avatar

Por Da Redação

30 de agosto de 2018 às 09:45 - Atualizado há 1 ano

Há um fosso gigantesco entre a mentalidade do Vale do Silício e do Brasil. Disso ninguém mais duvida. E isso fica aparente em certas pequenas coisas do dia-a-dia da experiência do Vale. Como, por exemplo, um segredinho que existe atrás da placa da sede do Facebook, em Menlo Park, uma das cidades da região.

Basicamente, Mark Zuckerberg não construiu a sede da empresa do zero. Ele a comprou da Sun Microsystems, uma antiga empresa de tecnologia que entrou em crise e foi comprada pela Oracle em 2009. O CEO do Facebook decidiu que não queria arrancar a placa da Sun da frente da empresa.

O que ele fez? Virou a placa para trás e colocou a identidade do Facebook para a parte que agora ficava para a rua.

Com isso, o logo da Sun lembra os funcionários do que acontece com uma companhia que não inova: morre. A história está cheia de exemplos assim. Separamos aqui 7 histórias de fracasso para você conhecer, estudar e evitar os motivos de tal fracasso.

Não há como negar, porém, que o Facebook aprendeu a lição: a empresa é uma das mais inovadoras do mundo. Quem trabalha lá tem um mandato para “move fast and break things” (mova-se rápido e quebre coisas) para poder continuar inovando continuamente. Ninguém ali quer acabar como a Sun acabou.

Adoramos o Vale do Silício e a mentalidade dele, entendemos ela como a região mais inovadora do mundo e que está desenhando. Para ajudar os brasileiros a absorverem essa mentalidade e se adaptarem melhor para a Nova Economia, temos duas iniciativas: o Silicon Valley Learning Experience, que já levou centenas de brasileiros ao Vale para absorver o que lá tem de melhor e voltarem mais inovadores.

Além disso, há o Silicon Valley Conference, o maior evento sobre o Vale já feito no Brasil, com mais de 2.000 participantes aprendendo sobre o que faz da região tão especial, com vários especialistas trazidos de lá justamente para falar como tudo está sendo modificado com a tecnologia e inovação do Vale.