Uber lança novidade que contradiz seu modelo de negócios

Por Tainá Freitas
17 de fevereiro de 2020 às 16:42 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Uber lançou uma novidade que contraria todo o seu modelo de negócios: a possibilidade de pedir uma viagem por telefone. Ao discar 1-833-USE-UBER (o que corresponde a 1-833-873-8237), usuários nos Estados Unidos podem conversar com um atendente e pedir uma corrida. Eles escolhem a modalidade (UberX ou UberBlack, por exemplo), dizem onde estão e para onde vão e são informados do preço.
Informações como horário de chegada, nome do motorista e a placa do veículo são recebidas pelo SMS — o que invalida a possibilidade de o passageiro não possuir nenhum celular. No entanto, isso o livra da obrigação de ter internet ou que o aparelho tenha que ser compatível com o aplicativo. A iniciativa está sendo testada no Arizona, nos EUA, e pode ser expandida para outros locais. O objetivo é que atinja principalmente a população que não possui afinidade com aplicativos, mas que sabem pedir por corridas à moda antiga, ao exemplo dos táxis.
Apesar de parecer o “caminho contrário”, o teste não invalida o projeto de “digitalização das corridas” proposto pela Uber e adotado por centenas de empresas ao redor por mundo. A novidade é uma forma de conquistar o público que, seja qual for o motivo, ainda não havia adotado os aplicativos.
A novidade no Brasil
Não há expectativa de quando — ou se — a empresa lançará o serviço no Brasil. No entanto, na semana passada, a novidade disponibilizada aqui foi outra: o U-Áudio. A partir de segunda-feira (10) é possível gravar o áudio das corridas da Uber em Salvador (BA), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Sorocaba (SP) e Uberlândia (MG).
Motoristas e passageiros poderão gravar o áudio dentro dos veículos e enviá-los para a Uber caso haja alguma anormalidade na viagem. Para garantir a privacidade, o som gravado é criptografado e pode ser ouvido apenas pela empresa, caso seja solicitado por uma das partes. O lançamento faz parte do U-Ajuda, conjunto de iniciativas de segurança divulgadas pela companhia em janeiro.
Essa foi a newsletter “da Redação” enviada aos assinantes neste domingo (18). Quer ler mais textos como esse? Assine a newsletter gratuita.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários