Uber permitirá gravar áudio de corridas para mais segurança na Índia

Passageiros e motoristas poderão gravar o áudio da corrida caso se sintam ameaçados; empresa também lançou verificação de identidade por PIN

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

9 de janeiro de 2020 às 12:19 - Atualizado há 1 mês

A Uber lançou, nesta quinta-feira (9), novas medidas de segurança para corridas realizadas na Índia. Em breve, usuários e motoristas poderão gravar o áudio, diretamente no aplicativo, das corridas que julgarem estar em perigo. Além disso, a companhia lançou um PIN para verificação de identidade e irá acompanhar e checar viagens com longas paradas realizadas.

O áudio será a última das três novidades a ser implantada no aplicativo. O piloto começará ainda neste ano. Os passageiros e motoristas poderão clicar no botão de emergência da Uber e selecionar a opção. A gravação ficará armazenada de forma criptografada dentro do aplicativo. Apenas a empresa poderá ouvi-la, caso haja a denúncia de algum incidente logo após a viagem ou posteriormente.

A Uber afirmou que os usuários serão avisados da possibilidade de estarem sendo gravados assim que a função ficar disponível. “Essa ferramenta foi desenvolvida para proteger a privacidade e prevenir o mau uso”, disse a Uber no anúncio das novidades.

No Brasil, a 99 possui uma iniciativa semelhante – a empresa testou a gravação de viagens com o auxílio de câmeras de segurança. Na China, a Didi Chuxing, controladora da 99, já aposta nas câmeras há algum tempo.

Construtech 2020: Saiba como as novas tecnologias e modelos de negócios estão transformando a cadeia da construção

“Está tudo bem?”

Para garantir a identidade do passageiro e motorista envolvidos em uma corrida, a companhia lançou uma verificação por PIN. O passageiro receberá um código e deverá informá-lo ao motorista – apenas após a verificação no aplicativo ele conseguirá iniciar a viagem.

Já na iniciativa chamada “RideCheck”, a Uber pretende trazer mais segurança depois que a viagem foi iniciada. O aplicativo passará a identificar corridas com longas paradas não-planejadas e possíveis acidentes. Quando detectada alguma anormalidade, o motorista e passageiro receberão uma mensagem para verificar se está tudo bem. Eles podem confirmar ou acionar o botão de emergência.