U-Ajuda, recurso de segurança da Uber, chega ao Brasil

A ferramenta é capaz de identificar paradas longas e não programadas e iniciar automaticamente uma checagem; outros cinco recursos devem ser lançados em breve

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

22 de janeiro de 2020 às 09:12 - Atualizado há 2 meses

A Uber anunciou, nesta terça-feira (21), a chegada de um novo recurso de segurança para usuários do Brasil: o U-Ajuda. A ferramenta é capaz de identificar paradas longas e que não estão previstas na rota, iniciando automaticamente uma checagem. Na prática, tanto o usuário quanto o motorista recebem uma mensagem em casos suspeitos, com botões de segurança que permitem ligar para a polícia, compartilhar a viagem com um contato ou acionar o atendimento da Uber.

“A nossa visão é que a tecnologia pode ajudar a melhorar a segurança de todos que desejam se locomover. Acreditamos que toda viagem deve ser tranquila, mas também sabemos que imprevistos acontecem. É para eles que desenvolvemos o U-Ajuda, que permite esse acesso rápido à ferramentas que lançamos nos últimos anos, como ligar diretamente para a polícia ou compartilhar a viagem”, disse Marcello Azambuja, diretor do Tech Center da Uber no Brasil, em um comunicado.

A empresa também anunciou que lançará outros cinco recursos de segurança no Brasil neste ano. Com o U-Áudio, motoristas parceiros e usuários poderão gravar o áudio de uma viagem por meio de um botão na Central de Segurança do aplicativo. Já com a verificação de documentos, passageiros que não acionarem meios de pagamento digitais no cadastro serão solicitados a submeter um documento de identificação.

Além disso, a Uber lançará o U-Selfie, recurso para verificação de identidade do motorista em tempo real; o U-Código, no qual o usuário poderá optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo; e o “Relato de problemas” durante a viagem, que permite ao usuário denunciar um problema enquanto está no trajeto.