Waymo poderá transportar passageiros em veículos autônomos na Califórnia

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

3 de julho de 2019 às 08:12 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Waymo, unidade de carros autônomos da Alphabet, agora tem permissão para transportar passageiros em seus veículos autônomos na Califórnia. A California Public Utilities Commission (CPUC), agência reguladora de serviços públicos e privados do estado, aprovou a participação da Waymo em um programa de testes chamado Autonomous Vehicle Passenger Service.

Até agora, a empresa só tinha permissão para testar seus carros autônomos. Com a aprovação da CPUC, a Waymo poderá transportar pessoas, mas sem cobrar pelo passeio. Além disso, precisará ter motoristas de segurança no volante. A Waymo também terá que fornecer relatórios ao CPUC com informações sobre as milhas percorridas e protocolos de segurança.

A empresa não é a única a conseguir essa permissão. As empresas Zoox, AutoX e Pony.ai também receberam a aprovação para os testes de transporte autônomo. “Este é o próximo passo em nosso caminho para expandir e oferecer aos californianos mais oportunidades de acessar nossa tecnologia autônoma, assim como fizemos gradualmente com o Waymo One em Phoenix”, disse um porta-voz da empresa em um comunicado enviado por e-mail. 

O Waymo One é o serviço de táxi autônomo lançado em outubro pela empresa no Arizona, estado com menos restrições regulatórias. Com a iniciativa, a Waymo saiu à frente de empresas como Uber e Lyft e se tornou a primeira companhia a cobrar por esse tipo de viagem.