Toyota vai construir veículo espacial para explorar a superfície da lua

João Ortega

Por João Ortega

12 de março de 2019 às 18:12 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A fabricante de carros Toyota anunciou nesta terça-feira uma cooperação com a Agência de Exploração Espacial Japonesa (JAXA) para construir um veículo terrestre para exploração lunar. O conceito do “rover” foi desenhado com três eixos de duas rodas e uma cabine reforçada, semelhante a um tanque de guerra.

O carro espacial terá uma célula de combustível. A tecnologia, que ainda requer um custo muito alto para ser utilizada em veículos na Terra, utiliza reagentes não esgotáveis para produzir, energia sem poluir o ambiente. A Toyota, inclusive, planeja usar o veículo como teste para adaptar esse tipo de combustível para uso comercial.

O veículo também contará com placas de energia solar, que darão autonomia de 10 mil quilômetros na superfície lunar. A cabine será vedada e pressurizada, o que permite aos dois astronautas tripulantes tirarem seus capacetes espaciais durante o passeio.

A JAXA não tem programas em andamento para enviar foguetes tripulados à lua. No entanto, o objetivo é explorar o satélite natural no fim da próxima década. “Planejamos enviar o ‘rover’ ao espaço em 2029”, disse Koichi Wakata, presidente da agência espacial.