Toyota lidera investimento de US$ 590 milhões em projeto de táxis voadores

Por Isabella Carvalho
16 de janeiro de 2020 às 12:16 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Joby Aviation, startup americana de táxis aéreos elétricos, levantou US$ 590 milhões em uma rodada liderada pela Toyota. Outros investidores, como SPARX Group, Intel Capital, Capricorn Investment Group, JetBlue Technology Ventures e AME Cloud Ventures também participaram do aporte.
Fundada em 2009, a Joby Aviation criou uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem verticais (eVTOL). Com capacidade para cinco passageiros, o veículo pode voar a mais de 300 km/h e cerca de 250 km com uma única carga. De acordo com a startup, a aeronave é 100 vezes mais silenciosa que as tradicionais.
“Estamos construindo um novo sistema de transporte para transformar a sua vida diária, com mais segurança e, com o tempo, a um custo semelhante ao da direção tradicional”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da startup, em um comunicado. Com o investimento, Shigeki Tomoyama, vice-presidente executivo da Toyota, fará parte do conselho de administração da Joby Aviation, apoiando a startup para acelerar a certificação e implantação desse novo modo de transporte.
“O transporte aéreo é um objetivo de longo prazo para a Toyota. Embora continue operando no setor de automóveis, este acordo volta nosso olhar para o céu”, afirmou Akio Toyoda, CEO da companhia. “Ao enfrentarmos o desafio do transporte aéreo junto com a Joby podemos revolucionar o setor e a vida das pessoas”.
Corrida aérea
A Joby Aviation não é a única empresa focada em oferecer serviços de táxi aéreo. Em outubro de 2019, a startup Lilium concluiu seu primeiro teste de voo do Lilium Jet, veículo de decolagem e aterrissagem verticais (eVTOL). Já em janeiro deste ano, foi a vez da chinesa EHang testar o EHang 216, veículo aéreo autônomo, nos Estados Unidos.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários