Tesla lança “modo cão” e “modo sentinela” para seus veículos elétricos

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

14 de fevereiro de 2019 às 16:29 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A Tesla anunciou dois novos recursos para seus veículos elétricos: o modo cão e o modo sentinela. Depois de Elon Musk falar durante semanas sobre as possíveis novidades em seu Twitter, a companhia confirmou o lançamento das funcionalidades para os veículos US Modelo 3, Modelo S e Modelo X fabricados depois de agosto de 2017.

A primeira delas permite que os motoristas ajustem e mantenham uma temperatura agradável no interior do veículo para que os animais possam permanecer no carro enquanto os motoristas estão fora. Para ativar o modo cão, é preciso acionar um ícone no painel e em seguida fazer os ajustes dentro dos limites de temperatura.

Se a bateria do veículo atingir menos de 20%, o motorista recebe uma notificação no celular. Enquanto isso, o painel indica a temperatura estabelecida com uma mensagem “meu dono voltará em breve”. Vale ressaltar que o modo cão deve ser usado por períodos breves.

Já o modo sentinela promete proteger ainda mais os carros da companhia. Quando ativado, o veículo entra em estado de espera, com câmeras externas monitorando os movimentos. Se uma ameaça mínima for detectada, como alguém encostando no carro, o sistema entra em estado de alerta e exibe uma mensagem na tela dizendo que câmeras estão gravando.

Se uma ameaça mais grave for detectada, como alguém quebrando um vidro, o alarme é ativado e o brilho da tela central é colocado no máximo, assim como o volume do sistema de áudio do carro. Além disso, o proprietário recebe um alerta pelo aplicativo da Tesla e pode fazer o download de uma gravação em vídeo do incidente.

Atendendo aos pedidos

Os novos recursos não foram lançados pela Tesla por acaso. No Twitter, clientes já pediam soluções para seus animais e para aumentar a proteção dos veículos. Em outubro de 2018, Elon Musk resolveu responder uma das solicitações, aumentando os rumores do lançamento.

“Você pode colocar um modo cão no Tesla Model 3. Onde a música toca e o ar condicionado está ligado, com uma tela na tela dizendo “estou bem, meu dono estará de volta”?, disse um usuário no Twitter. Elon Musk apenas respondeu “sim”.

Já no início de fevereiro, outro cliente sugeriu o modo sentinela. “Alguma atualização no modo sentinela? Meu cunhado teve sua janela quebrada duas vezes nos últimos dois meses”, disse. Dessa vez, Musk afirmou que os dois modos seriam lançados na próxima semana.