Tencent e Alibaba anunciam pagamento QR Code para transporte de Hong Kong

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

22 de novembro de 2018 às 10:50 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

As gigantes de pagamentos da China estão, mais uma vez, inovando. A partir de 2020, os passageiros da rede de transporte público de Hong Kong poderão pagar pelo serviço em poucos segundos direto pelo celular, por meio de um código QR Code da Ant Financial, braço financeiro do grupo Alibaba. Pouco depois do anúncio, a Tencent revelou uma tecnologia semelhante para seu aplicativo WeChat – que será lançada em 2021.

A Ant Financial fornecerá pagamentos de smartphones em 91 estações em toda a cidade por meio de sua subsidiária Alipay. As duas empresas já possuem o serviço de QR Code para ônibus, metrôs, teleféricos e barcos em outras cidades da China. A Tencent já está em 100 delas, enquanto a Alipay afirma que seus serviços se expandiram para 120.

Porém, Hong Kong ainda é pouco explorada, já que tem um sistema de pagamentos móveis ainda incipiente. De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Conselho de Produtividade da cidade, apenas 30% dos entrevistados disseram que costumam fazer pagamentos com dispositivos móveis, enquanto a maioria dos moradores locais está acostumado com cartões de crédito e dinheiro.

As redes MTR e Airport Express transportam, em média, cerca de 5,8 milhões de viagens de passageiros por dia em Hong Kong. O novo método de QR Code será uma alternativa ao icônico Octopus de Hong Kong – um cartão recarregável que é aceito na rede de transporte público e em muitos pontos de venda.