Waymo realiza testes públicos de carro autônomo (passageiro até dorme na viagem)

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

15 de março de 2018 às 14:09 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Em 2017, a Waymo permitiu que pessoas se inscrevessem no programa “Early Rider” para serem os primeiros a testarem os carros autônomos em suas cidades assim que estivessem disponíveis. A empresa começou a realizar os testes na cidade de Phoenix recentemente – e os passageiros ficam muito animados ou entediados, chegando a dormir.

Nos testes, há a presença de um operador da Waymo e uma câmera, para realizar gravações do momento, mas nenhum dos dois sentam no lugar do motorista. Segundo o The Verge, A empresa planeja manter os funcionários nos carros ao menos nas fases iniciais do teste. Confira como foi a experiência:

No vídeo, é possível observar os passageiros agindo de maneira animada com a novidade, tirando fotos do momento ou tranquilamente mexendo no celular – como o fariam em um carro convencional – ou até mesmo dormindo. A aprovação do público é essencial para a Waymo, pois é necessária muita confiança nos carros e na empresa para dormir tranquilamente nos testes, como aconteceu com um passageiro.

Quando a corrida acabou para um casal de passageiros, um homem – que não tem o nome ou identidade revelada – disse “Obrigada, carro!”. A simples frase mostra como o conceito dos carros autônomos está sendo naturalizado, ao adaptar frases que antes seriam ditas para pessoas.

Em fevereiro deste ano, a Waymo atingiu 5 milhões de milhas dirigidas em carros autônomos em testes feitos em ruas públicas. A empresa do Google está se mostrando a mais avançada na tecnologia, onde possui concorrentes como Lyft e Uber, se destacando no Vale do Silício (onde o Google foi criado) e no resto do mundo. Para conhecer como o Vale do Silício está se destacando como um berço e polo de inovação, leia o nosso e-book gratuito.

[php snippet=5]